Adolescente morre em desabamento em Niterói tentando salvar duas crianças
|
|
A menina Júlia Gonçalves Damasceno, de 13 anos, morreu depois do desabamento de um muro no Morro do Palácio, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, na noite desta quinta-feira (17/01). A adolescente morreu tentando salvar duas crianças, um menino de 3 anos e uma menina de 2 anos, os quais estava tomando conta. As duas crianças ficaram feridas.
“É uma dor muito grande perder minha netinha. Ela falou: vovô, eu arrumei um emprego, vou cuidar de duas crianças para ganhar R$ 150. Eu disse a ela que era muito pouco, para ela não ir. Mas ela disse que a vida estava difícil. As crianças caíram em um buraco e ela se jogou por cima delas para protegê-las quando o concreto caiu. Ela era uma criança muito querida na família, muito boa”, disse Levy José Ribeiro, avô da menina.
A avó da menina, Maria Luzia Gonçalves Ribeiro, disse que alertou sobre o perigo do muro desabar. “A gente avisou sobre o muro na associação de moradores para avisarem à prefeitura. Mas ninguém fez nada. Como sempre, esperam acontecer alguma coisa para tomar providência”, disse a avó de Júlia.
Segundo o avô ainda há risco de tragédia no local. “A Defesa Civil nunca tinha ido lá. A água está entrando no subsolo e pode virar uma grande tragédia. A água está amolecendo. Lá atrás da minha casa mesmo tem um barranco, que a gente dorme morrendo de medo dele deslizar”, disse o avô de Júlia.
Às 8h, o corpo da menina estava no Instituto Médico Legal de Tribobó, em Niterói, aguardando a liberação. As duas crianças salvas por Júlia foram atendidas no Hospital Azevedo Lima, também na cidade. O menino estava estável, às 9h50, em observação, enquanto a menina foi transferida para uma unidade particular da região.
Notificação
O presidente da associação de moradores, Romilton dos Santos, do Morro do Palácio, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, onde a menina de 13 anos morreu e duas crianças ficaram feridas na noite de quinta-feira, disse que notificou a prefeitura do município por quatro vezes sobre o problema da encosta que deslizou sobre as crianças. As três crianças foram atingidas por um muro, que ficava na frente de uma encosta.
“Eu não esperava que o muro caísse tão rápido, mas nós vivemos uma situação de abandono aqui. Desde o deslizamento do Morro do Bumba (em 2010) nós precisávamos de uma atenção maior”, disse Romilton.
Na manhã desta quinta-feira uma menina morreu em um deslizamento em Mendes, no Sul Fluminense. A Defesa Civil do estado informou que a queda da barreira atingiu a casa onde a menina morava com a avó, na Avenida Jabuticabeira, na localidade conhecida como Cinco Lagos.
Estágio de atenção
O Rio de Janeiro retornou ao estágio de atenção à 00h55 desta sexta-feira (18), devido ao deslocamento dos núcleos de chuva forte para o oceano. Às 6h desta sexta, havia registro de chuva fraca a moderada na cidade. A Bacia da Baía de Guanabara estava em estágio de alerta desde às 22h55 de quinta.
Niterói
De acordo com o Instituto estadual do Ambiente (Inea), houve registro de chuva forte também em Niterói, com acúmulo de 34mm. Uma das principais vias da cidade, a rua Roberto Silveira ficou completamente alagada.
Chuva no Rio
Voltou a chover forte em diversas regiões do Rio na noite desta quinta-feira. A Bacia da Baía de Guanabara entrou em Estágio de Alerta, às 22h55, de acordo com Centro de Operações da prefeitura e retornou ao estágio de atenção 0h55.
Havia bolsões d’água nos dois sentidos da Avenida Brasil, na altura da Linha Vermelha e no cruzamento da Boulevard 28 de Setembro com Rua São Francisco Xavier, informa o Centro de Operações da prefeitura. A chuva diminui no início da madrugada de sexta-feira (18). A Defesa Civil chegou a acionar sirenes das comunidades Gauiba e Pequiri, em Brás de Pina, e Parque Nova Maracá, em Tomás Coelho, Subúrbio do Rio.
Rios
O rio Quitandinha e o rio Palatinado, ambos em Petrópolis, estavam em estágio de alerta máximo na madrugada desta sexta-feira. Já o rio Capivari, que corta os municípios de Duque de Caxias e Belford Roxo, na Baixada Fluminense, estava em estágio de alerta.
(*) Com informações do G1
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Carro-do-36º-Batalhão-400x200.jpg)
36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Acidente-com-feridos-na-BR-356-400x200.jpg)
Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed