Itaperuna resgata os menores vítimas de abuso ou violência sexual
Recentemente o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Itaperuna assinou novos convênios com entidades sócio-assistencialista do município, que atuam nas áreas de abuso sexual e dificuldade na aprendizagem. Uma das entidades beneficiadas foi a Associação Patronato Padre Humberto Lindelauf, que há dois meses sede o espaço físico para a realização do projeto “Resgate de criança e adolescente vítimas de abuso ou violência sexual”.
O projeto possui uma equipe pronta para o atendimento e é composta por assistente social, psicólogo, advogado e coordenador. “O município está preocupado com essas crianças, vítimas de situações horrendas. Trabalhamos com a auto-estima e buscamos todas as alternativas que possam atenuar os efeitos negativos dessas crianças e adolescentes”, diz a irmã Juliana Nascimento, presidenta da Associação Patronato Padre Humberto Lindelauf.
O projeto tem capacidade para atender a 20 menores, mas até o presente momento, apenas dois casos foram encaminhados à Instituição. “A gente acredita que os casos de abuso e violência são difíceis de chegar ao conhecimento do Judiciário devido ao medo da denúncia. O silêncio prejudica as crianças e a sociedade deve denunciar. Quem não denuncia também violenta”, diz a irmã.
A presidenta ainda explicou que o fato de a família ser atendida, de forma alguma implica na exposição dos fatos. O sigilo é absoluto. A denúncia também é sigilosa e pode ser feita através do Disque Denúncia: 100. “A sociedade precisa se sensibilizar para que a criança tenha o atendimento adequado”. Há alguns dias, o projeto foi apresentado para a sociedade civil nas dependências do Patronato e reuniu aproximadamente 50 pessoas.
Colabore com os projetos sociais da cidade
De acordo com o artigo 260 do Estatuto da Criança e do Adolescente, os contribuintes poderão deduzir do imposto devido, na declaração do Imposto sobre a Renda, o total das doações feitas aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, no valor de 6% para pessoa física e mínimo de 1% para pessoa jurídica.
“Há pessoas que têm medo de fazer a doação para o fundo municipal por que pensam que o dinheiro vai para a prefeitura. O município não meche nesse recurso! Somente o tesoureiro e o presidente do Conselho têm acesso a essa verba, que são aplicadas em projetos sociais”, esclarece Sérgio Martins, presidente do CMDCA de Itaperuna.
O presidente ainda destacou alguns benefícios para a realização das doações, dentre eles, a satisfação de aplicar recursos em projetos municipais, bem como a facilidade para fiscalizar a empregabilidade do dinheiro. “Trabalhamos com total transparência. Além da fiscalização do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado, o próprio doador pode fiscalizar o uso do dinheiro”.
É simples e prático realizar uma doação. Basta ir ao banco e fazer o depósito na conta do CMDCA. De posse do recibo, dirija-se à sede do Conselho para pegar o comprovante de depósito. O recibo é igual ao modelo da Receita Federal. O CMDCA ainda assiste os seguintes projetos: “Quem ama Educa”, “Menina mulher”, “Musi@rte” e “Desate Esse Nó” da APAE.
O CMDCA está situado na Rua Oswaldo Aranha, 153, Centro (próximo à prefeitura, antiga Biblioteca Municipal). Para melhores informações, entre em contato através do telefone: (22) 3822-8935, ou através do e-mail:
cmdca.itaperuna@bol.com.br
Related News

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More

Menino de 14 anos sofre tentativa de homicídio em Bom Jesus do Itabapoana
Um adolescente de 14 anos foi vítima de tentativa de homicídio, na comunidade de NovaRead More
Comments are Closed