Main Menu

Itaperuna realiza Dia mundial de combate à Tuberculose

A prefeitura de Itaperuna, através do NICES, realizou atendimento à população prestando informações sobre a Tuberculose
A prefeitura de Itaperuna, através do NICES, realizou atendimento à população prestando informações sobre a Tuberculose

A prefeitura Municipal de Itaperuna, através do Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde (NICES) realizou no dia 24 de março, no Posto de Saúde Dr. Raul Travassos, atendimento à população prestando informações sobre a Tuberculose.

De acordo com a enfermeira Sinara dos Santos, a maioria das pessoas queriam saber quais os sintomas que a doença apresenta e o tratamento adequado para lidar com o problema. “A gente procura prestar todo o tipo de informação possível para que as pessoas possam não só identificar um possível problema, como saber o quê fazer”, comenta a enfermeira.

Mas o quê é a Tuberculose? É uma doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial nos pulmões. O microorganismo causador da doença é o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis.

Sintomas

•Tosse crônica (o grande marcador da doença é a tosse durante mais de 21 dias);

• Febre;

• Suor noturno (que chega a molhar o lençol);

• Dor no tórax;

• Perda de peso lenta e progressiva;

• Quem tem tuberculose não sente fome, fica anoréxico (sem apetite) e com adinamia (sem disposição para nada).

Tratamento – A prevenção usual é a vacina BCG, aplicada nos primeiros 30 dias de vida e capaz de proteger contra as formas mais graves da doença. Se houver a contaminação, o tratamento consiste basicamente na combinação de três medicamentos: rifampicina, isoniazida e pirazinamida. O tratamento dura em torno de seis meses. Se o tuberculoso tomar as medicações corretamente, as chances de cura chegam a 95%. É fundamental não interromper o tratamento, mesmo que os sintomas desapareçam.






Comments are Closed