Saúde é uma das prioridades em Itaperuna

PROGRAMA SAÚDE DA MULHER – Atua fortemente visando o bem-estar das mulheres do município. Dentre os diversos serviços oferecidos à população, o programa realiza o exame Beta HCG, pré-natal, além do o projeto “Viva Mulher”, que trabalha com a prevenção do câncer uterino e de mama. As interessadas em obter melhores informações sobre o programa “Saúde da Mulher” devem procurar o atendimento no Posto de Saúde Dr. Raul Travassos, sala nº 18.
NASF – Em Itaperuna, o NASF possui duas unidades, cada uma delas é responsável por oito PSFs (Programa de Saúde da Família). O NASF é formado por uma equipe que abrange diferentes profissionais, dentre eles, nutricionista, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta e farmacêuticos. Os atendimentos são feitos na própria Unidade ou em domicílio, em caso de paciente acamado ou quando possui dificuldade de locomoção. O atendimento pode ser requerido pelo paciente ou algum familiar na própria Unidade de Saúde da Família.
CDA (Centro da Doença de Alzheimer e Transtornos Mentais do Idoso) – Dentre muitas atividades, o Centro da Doença de Alzheimer e Transtornos Mentais do Idoso (CDA) busca estimular a saúde cerebral de pacientes portadores da doença de Alzheimer em sua fase leve e moderada. No centro, também é possível conseguir medicamentos gratuitos, necessários para o tratamento da doença. No mesmo local em que funciona o CDA, funciona o CDP (Centro da Doença de Parkinson), onde são desenvolvidas atividades similares voltadas para o tratamento de Parkinson. Também funcionam no mesmo prédio a Farmácia do SUS, a Farmácia de Medicamentos Excepcionais e o atendimento à hemodiálise. Todos esses serviços estão disponíveis na Rua Lenira Tinoco Calheiros, 38, Centro (próximo à entrada para o Bairro Vinhosa e Rua Júlio César).
O CDA e o CDP funcionam de segunda a sexta, das 7h às 17h. Todos esses serviços são desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (22) 3822 2960.
CIAO, CEO, COIJ – CIAO, CEO E COIJ são centros especializados do Departamento de Odontologia do município de Itaperuna, que estão sob os cuidados da Secretaria Municipal de Saúde. Os serviços prestados pelo departamento são gratuitos e estão em pleno funcionamento. Oferecem procedimentos odontológicos básicos, cirurgia oral menor especializada; periodontia; endodontia; geriatria; diagnóstico e prótese, entre outros.
O Centro Odontológico Infanto-Juvenil (COIJ) está localizado no Bairro Cehab (na antiga sede da Escola Nossa Senhora das Graças). O Centro Integrado de Atendimento Odontológico (CIAO) está situado na Rua Coronel Luiz Ferraz, nº 279.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h30min às 16h30min. Melhores informações podem ser obtidas através dos telefones (22) 3824 6325 / 3824 6337.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA – Vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Sanitária é o órgão que cuida da proteção da saúde da população em diversos aspectos. Combate tudo que promove risco à saúde da população, no sentido de evitar e prevenir. Focos de insalubridades, controle de zoonose, segurança do trabalhador, inspeção em estabelecimentos de gêneros alimentícios (supermercados, açougues, bares, frigoríficos e outros), inspeção em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços (farmácias, consultórios médicos, hospitais, hotéis, salão de beleza e outros) e inspeções diversas (habitações, hortas, chácaras, piscinas, terrenos baldios e outros), são algumas das atividades da Vigilância Sanitária.
Existe o disk-denúncia, através do telefone 3822-1177, que contribui para com o bom desempenho das atividades do órgão. A Vigilância Sanitária fica na Rua Satiro Garibalde, 217, altos, no Centro. Melhores informações podem ser obtidas através do telefone (22) 3824 6314.
VIGILÂNCIA AMBIENTAL – A Vigilância Ambiental em Saúde tem como objetivo conhecer, detectar e prevenir qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes no meio ambiente que interferem na saúde humana. Suas principais ações são: identificar solos contaminados e investigar se a população ao redor sofreu algum dano à saúde; analisar a qualidade do ar e saber até que ponto prejudica a saúde local; coletar e analisar fontes de água alternativas; além de prevenir e controlar as doenças relacionadas ao meio ambiente.
A Vigilância Ambiental, juntamente com a Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica constituem a Vigilância em Saúde, todas supervisionadas pela Secretaria Municipal de Saúde. O posto de atendimento da Vigilância Ambiental funciona na Rua João Catarina, 208, Centro. Melhores informações podem ser obtidas através do telefone 3824-2853.
RESIDÊNCIAS TERAPÊUTICAS – As Residências Terapêuticas são casas inseridas na comunidade, destinadas a cuidar de pessoas com algum tipo de transtorno mental e que estiveram internadas por longo período em hospitais psiquiátricos, não possuindo laços sociais e vínculos familiares. As residências fazem parte do “Programa de Saúde Mental”, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna.
São duas residências, uma masculina e outra feminina. A primeira está situada na Rua José do Patrocínio, 183, Vale do Sol. A feminina se localiza na Rua Alcides Augusto Magalhães, 600, Aeroporto.
PROGRAMA FELIZ IDADE – O programa “Feliz Idade” proporciona atendimento diferenciado ao idoso, buscando uma melhor qualidade de vida, atendendo aos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana. Prima pela preservação da saúde física e mental, além do aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
Hoje, o programa “Feliz Idade” conta com ambulatório de geriatria, ambulatório de nutrição e ambulatório de fisioterapia e enfermagem. Também é oferecido aos idosos um curso de prevenção de quedas com professores de educação física. O curso acontece na sede do projeto, situado na Rua João Catarina, 208, Centro, com turmas de segunda a quarta, a partir das 7h30min. O programa ainda oferece palestras, ginásticas e dança Sênior todas as quintas-feiras no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, das 7h30min às 10h.
O programa “Feliz Idade” é mantido pela Secretaria de Saúde de Itaperuna. Outras informações podem ser obtidas através do telefone do CDA (Centro da Doença de Alzheimer): 22 3822-2960.
PROMOVENDO SAÚDE EM ITAPERUNA – Quando se pensa em saúde tem que se pensar em qualidade de vida, e isso, implica a necessidade de melhorar os hábitos alimentares da população através de uma reeducação alimentar. Não menos necessário é uma campanha de conscientização de que as atividades físicas podem prevenir uma série de doenças e a Secretaria Municipal de Saúde trabalha para envolver toda a sociedade neste projeto. “Promovendo a Saúde em Itaperuna” é o início de um trabalhado voltado para o compromisso social e acontece nas Unidades de Saúde da Família, onde uma equipe de profissionais formada por nutricionistas, dentistas, enfermeiros e professores de Educação Física levam informações e prestam serviços gratuitamente à população.
Related News

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More

Menino de 14 anos sofre tentativa de homicídio em Bom Jesus do Itabapoana
Um adolescente de 14 anos foi vítima de tentativa de homicídio, na comunidade de NovaRead More
Comments are Closed