Main Menu

Professores da rede pública do Rio anunciam paralisação

 
 

Professores da rede pública do Rio anunciam paralisação

Os professores do estado e do município do Rio de Janeiro anunciaram nesta terça-feira (05/03) que vão fazer uma paralisação no próximo dia 21, data em que a categoria vai dar início ao estado de greve.

Na tarde desta quinta-feira (05), eles participaram no centro do Rio de uma marcha em defesa da educação pública. A manifestação saiu da Candelária e seguiu até a Cinelândia, prejudicando o trânsito de veículos na Avenida Rio Branco.

De acordo com a coordenadora do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação, Marta Moraes, o reajuste salarial e o plano de carreira unificado para professores e funcionários são as principais reivindicações da categoria.

A marcha é comandada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) e pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe-RJ). No dia 21 de março, os professores vão entrar em estado de greve, antes de decidir se fazem ou não uma paralisação.

Segundo a presidente do Andes, Marinalva Oliveira, a pauta dos sindicalistas e militantes é o fim do que ela classifica como “privatização” da educação pública.

“Quando universidades públicas cobram por cursos de especialização, estão indo contra o princípio da educação. O mesmo acontece quando essas instituições fazem cursos com patrocínio de empresas privadas e quando o Governo Federal banca o Prouni e o Fies com dinheiro público, transferindo dinheiro público para instituições privadas”, disse.

(*) Com informações da Agência Brasil

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social









Comments are Closed