Justiça condena responsáveis pelo naufrágio do navio Costa Concordia
|
|
Penas de prisão de 18 a 24 meses foram aplicadas hoje (20) aos cinco empregados da empresa Costa Cruzeiros, proprietária do navio Costa Concordia, que naufragou em janeiro de 2012, causando a morte de 32 pessoas. O juiz Pietro Molino aceitou um acordo negociado entre o Ministério Público italiano e cinco dos seis empregados, acusados de homicídio involuntário múltiplo, danos agravados e naufrágio.
Os cinco acusados são os oficiais Ciro Ambrosio e Silvia Coronica, o timoneiro Jacob Rusli, o chefe de bordo Manrico Giampedroni e o chefe da unidade de crise em terra da empresa Costa Cruzeiros, Roberto Ferrarini.
O principal acusado do naufrágio, o comandante Francesco Schettino, começou a ser julgado na semana passada, depois de uma audiência preliminar em que não foi aceita a sua proposta de fazer um acordo em relação à pena. Francesco Schettino é acusado de múltiplos homicídios por negligência, de abandono do navio e de causar danos ambientais, o que pode levar a uma pena de prisão de até 20 anos.
A condenação mais alta determinada pelo juiz Molino foi a do representante da Costa Cruzeiros, Roberto Ferrarini, que terá de cumprir 34 meses de prisão. O chefe de bordo Giampedroni chegou a um acordo para 30 meses; Ambrosio, 23 meses; Rusli, 20 meses; e Coronica, 18 meses.
O Costa Concordia se chocou com as rochas em frente à Ilha de Giglio, na noite de 13 de janeiro de 2012, com 4.229 passageiros de 70 nacionalidades a bordo. O navio tombou, gerando pânico entre os passageiros, cuja retirada foi complicada por falhas registradas em alguns botes salva-vidas.
Centenas de pessoas foram forçadas a saltar para o mar. Durante a evacuação do barco, o comandante Francesco Schettino teria abandonado o navio com passageiros ainda a bordo. Schettino alega que caiu acidentalmente num bote salva-vidas e garante que estava coordenando a operação em terra.
(*) Com informações do Brasil
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

Mulher com criança no colo tenta fugir após esfaquear guarda municipal, é presa e levada para a Delegacia de Casimiro de Abreu
Policiais da 121ª DP, a Delegacia legal de Casimiro de Abreu), com apoio da GuardaRead More

Polícia prende várias pessoas da mesma família em Santo Antônio de Pádua
Militares do 36º BPM prenderam na noite desta quarta-feira (02), três pessoas da mesma família,Read More
Comments are Closed