Main Menu

Em Itaperuna, música na praça e qualidade de vida na Terceira Idade

A proposta é importante para a estimulação cognitiva e a prevenção de quedas dos pacientes
A proposta é importante para a estimulação cognitiva e a prevenção de quedas dos pacientes

O grupo de Reabilitação Cognitiva da Secretaria Municipal de Itaperuna esteve recentemente na pracinha da Vinhosa realizando um trabalho voltado para o bem estar físico, mental e social, ressaltando a importância da qualidade de vida na Terceira Idade.

De acordo com Edmilson de Moraes, coordenador do Centro da Doença de Alzheimer (CDA) e do Centro da Doença de Parkinson (CDP), a proposta é importante para a estimulação cognitiva e a prevenção de quedas dos pacientes, sendo realizado um trabalho externo, que proporcionam a prática de exercícios respiratórios, físicos e terapêuticos.

Durante o evento, buscou-se a integração através da música, pela capacidade de sociabilização, percepção externa e do próprio “eu”, vencendo dificuldades, desenvolvendo habilidades e aprimorando suas qualidades. Sendo a interação social, a troca de experiências e a realização das atividades da vida diária, a melhor forma de buscar um envelhecimento ativo, referenciando assim uma melhor qualidade de vida.

O variado repertório teve como destaques as músicas “Carinhoso” de Pixinguinha e João de Barro e “Modinha” de Sérgio Bittencourt, que deixara os idosos muito animados. A Secretária Municipal de Saúde de Itaperuna, através de seu secretário Marcos Tinoco, tem demonstrado atenção especial ao grupo de pessoas, que com a idade alcançada, merece todo respeito e valorização.

O coordenador Edmilson de Moraes, a assistente social Rosangela Carvalho, a psicóloga Kátia Cardoso, a fisioterapeuta Mirna Rios, o músico e educador Válber Meireles, a estagiária de Psicologia Cássia de Oliveira e a voluntária Maria da Graça participaram do evento.






Comments are Closed