Polícia Federal desarticula grupo criminoso que fraudava a Fazenda Nacional
|
|
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (06/11) a Operação Protocolo Fantasma, para reprimir fraudes tributárias que poderiam ter gerado prejuízo de até R$ 1 bilhão aos cofres da União. A ação contou com o apoio da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e da Receita Federal (RFB).
Foram cumpridos 54 mandados de busca e apreensão, na região metropolitana de São Paulo. Além disso, foram presas 11 pessoas, entre funcionários do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), cedidos para a PGFN e para a RFB, e profissionais liberais.
A investigação foi iniciada a partir da constatação pela PGFN da existência de processos administrativos fictícios em seu sistema computacional. Durante a investigação, descobriu-se que os funcionários do SERPRO cedidos inseriram dados falsos no sistema da PGFN para eliminar ou reduzir ilegalmente dívidas tributárias de contribuintes para com a União. Parte dessas fraudes visou ainda obter certidões negativas da Fazenda Nacional, para permitir a contratação de empréstimos bancários, a participação em licitações públicas e a venda de imóveis.
Todos os processos em que os investigados atuaram serão revisados pela PGFN e pela RFB, para recomposição dos créditos excluídos ilegalmente, acrescidos de multas de até 150% do tributo devido e juros, além de outras sanções administrativas cabíveis.
Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes dos Art. 153, §1º-A (divulgação de segredo), 288 (formação de quadrilha), 299 (falsidade ideológica), 304 (uso de documento falso), 313-A (Inserção de dados falsos em sistema de informações), e 317 (corrupção passiva) ou 333 (corrupção ativa), do CP, art. 1º, IV, da Lei 8137/90 (crime contra a ordem tributária), e art. 2º, Lei 12850/13 (organização criminosa), cujas penas máximas somadas pode chegar a 54 anos de prisão.
Será concedida entrevista coletiva, às 14h30 horas de hoje, no auditório do edifício-sede da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo, situado à Rua Hugo D’Antola, 95, Lapa de Baixo, nesta Capital.
(*) Com informações da Ascom da Polícia Federal
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed