Main Menu

Itaperuna reforça política pública sobre drogas

Segundo Marcelo, a criação do conselho é mais uma ação de reforço de combate às drogas no município
Segundo Marcelo, a criação do conselho é mais uma ação de reforço de combate às drogas no município

A luta antidrogas em Itaperuna e no Estado do Rio de Janeiro pode se torna ainda mais intensa a partir da criação do Conselho Municipal de Apoio aos Usuários de Álcool e Outras Drogas no município.

A implementação deste projeto, segundo o coordenador de Saúde Mental Marcelo Damasceno, é discutida com a equipe técnica do Centro de Ação Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e vários segmentos da sociedade e deve seguir ainda este mês para aprovação do prefeito.

De acordo com Marcelo Damasceno, a criação do conselho é mais uma ação pioneira no interior do Estado do Rio de Janeiro. “Estruturamos a política de saúde mental no município e a criação do conselho vem reforçar ações, principalmente com os jovens, para que possam desfrutar de uma vida saudável, livre dos perigos representados pelas drogas”, disse o coordenador.

Itaperuna em breve terá o Caps 3

De forma paralela à implantação do projeto de criação do Conselho Municipal de Apoio aos Usuários de Álcool e Outras Drogas, que deve ser assinado pelo prefeito para aprovação junto à Câmara Municipal. O coordenador afirma que, em breve, Itaperuna também passará a contar com um local adequado para a estabilização de pacientes em surtos psiquiátricos: o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) 3.

“Essa unidade, conforme informa o secretário Municipal da Saúde, Marcos Tinoco, terá leitos 24 horas para pacientes psiquiátricos, complementando o trabalho dos outros dois Caps existentes: um para transtornos mentais (que não abre 24 horas) com quase 1.000 atendimentos e outro para dependentes químicos (vítimas de álcool ou drogas), que possui um atendimento permanente para cerca de 150 pessoas.






Comments are Closed