Reforma no aeroporto de Itaperuna pedida pela Firjan em 2012 vai ser licitada em abril
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O início do processo licitatório para reforma e ampliação dos aeroportos fluminense incluídos no Plano de Aviação Regional, lançado em 2012 pela presidente Dilma Rousseff, está previsto para abril. Desses terminais, o Aeroporto Ernani do Amaral Peixoto, em Itaperuna, que atualmente opera apenas para pousos e decolagens de pequenas aeronaves de voos particulares, está entre os contemplados.
O subsecretário de Transportes do Rio de Janeiro, Delmo Pinho, anunciou a novidade em reunião com empresários em Itaperuna, no auditório da Representação Regional FIRJAN/CIRJ no Noroeste Fluminense, na noite desta terça-feira, 14 de janeiro. Ele apresentou também as diretrizes do plano aeroviário do Rio de Janeiro, cuja revisão está sendo custeada pela agência de comércio dos Estados Unidos (United States Trade and Development Agency). O estudo vai detalhar as adequações necessárias em cada unidade aeroportuária fluminense. Também participaram do encontro o presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ Noroeste Fluminense, Antônio Carlos Boechat; o prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues; o presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Pereira da Silva; e o secretário municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo, Sérgio Almeida.
O desenvolvimento da aviação regional é um pleito do Sistema FIRJAN, inserido no Projeto 2022, criado pela Federação e apresentado ao secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, em maio de 2012. O Projeto 2022 prevê a melhoria da qualidade de vida a partir de propostas para alavancar os setores de infraestrutura, logística e saúde. “A reestruturação do aeroporto será um importante passo para melhorar a interação de nossa região com outras, contribuindo para a aceleração do nosso desenvolvimento”, destacou Boechat, presidente da FIRJAN/CIRJ Noroeste Fluminense.
Segundo Delmo Pinho, “em Itaperuna, o aeroporto será projetado para voos por instrumento, permitindo maior flexibilidade”. O subsecretário ressaltou que a pista do terminal da cidade tem 1.200 metros, quase a mesma extensão que a do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com 1.323 metros. Entre as adequações necessárias citadas por Delmo estão a construção de um novo terminal de passageiros e a instalação do sistema de balizamento noturno. Inicialmente, a unidade poderá receber aeronaves com capacidade para até 40 passageiros.
O Plano de Aviação Regional prevê integração do território nacional, o desenvolvimento dos polos regionais e o fortalecimento dos centros de turismo. Na primeira fase, o programa visa a revitalização de 270 aeroportos regionais em todo o país, com investimentos da ordem de R$ 7,3 bilhões. Nos terminais do estado do Rio, serão investidos em torno de R$ 290 milhões. Além de Itaperuna, outros oito municípios fluminenses estão incluídos no plano: Angra dos Reis, Paraty, Volta Redonda, Nova Friburgo, Resende, Macaé, Campos dos Goytacazes e Cabo Frio.
O programa será desenvolvido em parceria com os governos estaduais e municipais, sob gestão do Banco do Brasil. Os recursos virão do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), cuja base são as outorgas pagas regularmente na concessão dos grandes aeroportos.
(*) Com informações da Ascom/Firjan
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