Vacinação contra a Paralisia Infantil acontece até o dia 20 de agosto
A Secretaria Municipal da Saúde de Itaperuna realizou no último sábado (14), pelo Programa Municipal de Imunização e com o apoio do Núcleo de Informação Comunicação e Educação em Saúde (Nices), o aniversário do Zé Gotinha.
A comemoração fez parte da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil 2010, para crianças de 0 a 5 anos incompletos. Das cerca de 6.200 crianças que residem em Itaperuna, dentro desta faixa etária, 3.976 foram vacinados, estimando um percentual de 66,91% no último sábado, dia D da Campanha Nacional Antipólio.
Segundo o coordenador de Imunização Murilo de Paula, a campanha ainda se estenderá até sexta feira, dia 20. “Esperamos alcançar os 100%. Para que isso aconteça os pais e responsáveis devem levar seus filhos de 0 a menor de 5 anos, que ainda não receberam a dose da gotinha, ao PSF mais próximo de sua residência ou no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, para que seja imunizado”, disse o coordenador.
Ambiente descontraído com crianças, vídeos, balas e doces
A vacinação, que foi realizada em todas as Unidades de Saúde, das 8h às 17h, com posto de vacinação avançado no Supermercado Fluminense, teve uma novidade no auditório do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, onde foi montada uma área de recreação com distribuição de doces e balas para as crianças que se vacinaram, inclusive puderam assistir a vídeos de desenhos animados e participaram de brincadeiras.
Secretário elogia a campanha
O secretário de Saúde de Itaperuna Marcos Tinoco esteve no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos e elogiou a iniciativa da equipe da saúde. “A idéia de alegrar as crianças com doces e balas mostra a importância de humanizar de forma consciente a saúde como um todo. Este é o intuito desta Secretaria, dar ao usuário do sistema um atendimento digno e completo. A equipe usou de muita criatividade, com a distribuição de balas, doce e amostra em vídeo. Parabéns as equipes de saúde de todos os postos que se mobilizaram para chegar-mos aos 66,91% somente no sábado (14), o dia D”, enalteceu Marcos Tinoco.
Segundo Gesiney Botelho, coordenador do Nices, a Poliomielite, que também é conhecida como Paralisia Infantil é causada pelo poliovírus selvagem e embora não aconteça no Brasil, por ter sido erradicada do País há duas décadas, foi registrado um caso da doença no Estado da Paraíba em 1989. Portanto a importância feita pelo Ministério da Saúde em incentivar mutirões de vacinação, com evidência na prevenção à Poliomielite.
“A intenção das campanhas de vacinação contra a Paralisia Infantil atualmente, é de manter fora de circulação o poliovírus selvagem. Devemos informar que não existe nenhum tipo de letalidade com relação à aplicação da gotinha e nem contra indicações. E, além disso, a vacina passa a ser a única forma de prevenção contra a doença. Não dói e imuniza a criança”, finalizou Gesiney.
Os postos de saúde de Itaperuna estarão vacinando até dia 20 de agosto, leve seus filho de 0 até menos de 5 anos para serem vacinados. Não esqueça a Caderneta de Vacinação, para que os profissionais possam por em dia a rotina vacinal de seus filhos.
Textos e Fotos: Decom Itaperuna
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed