Main Menu

Município de Itaperuna atento à qualidade da merenda escolar

 
 

Município de Itaperuna atento à qualidade da merenda escolar

Antes de chegar nas 52 unidades de ensino de Itaperuna, os produtos vindos da agricultura familiar passam pela triagem feita por uma equipe da Prefeitura. Semanalmente, as nutricionistas e supervisoras da Secretaria de Educação e um técnico da Secretaria de Agricultura selecionam, pesam e distribuem os alimentos que compõe a merenda escolar. A separação é feita na Central de Recebimento de Produtos da Agricultura Familiar, localizada na Secretaria de Agricultura (antigo Mercado do Produtor).

Tomate, cenoura, inhame, alface, couve, taioba, limão, beterraba, repolho e banana, somam cerca de kg 5 mil entregues todas as semanas para a Prefeitura. Os alimentos adquiridos junto aos produtores da região obedecem à Lei Federal, que determina que 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional da Alimentação Escolar (FNDE) para a merenda nas escolas brasileiras, devem ser destinados através da aquisição dos produtos da agricultura familiar.

A secretária de Educação de Itaperuna, Maria Aparecida Vargas, esclareceu que a parceria da Secretaria de Agricultura é fundamental para o sucesso deste trabalho.

Município de Itaperuna atento à qualidade da merenda escolar

– Os técnicos estão habilitados adequadamente para fazer a seleção dos alimentos e por manter contato com os agricultores. Com os alimentos da agricultura familiar, a merenda escolar ganha em qualidade – diz a secretária.

– O Programa da Agricultura Familiar tem duas vertentes importantes: fornece alimento saudável, contribuindo para o complemento da alimentação escolar e também colabora com os pequenos produtores rurais, motivando a economia do município. São produtos frescos, que não sofrem com o transporte e conseguem manter os nutrientes preservados – afirma o secretário de Agricultura, Luiz Alberto Azevedo.

Equipe

A equipe que trabalha na triagem é formada pelas nutricionistas Ludmila Martins, Angélica Gonçalves e Kleyzy Cabral, além das supervisoras Sandra Kalil, Neuma Costa, Rita da França e Cristina Guimarães. O técnico Rogério Garcia é integrante da Secretaria de Agricultura e contribui com a mão de obra durante a seleção.

(*) Com informações do Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna

Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Quentinhas Dino Santos em Itaperuna

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social







Comments are Closed