Casa do Trabalhador incentiva empreendedorismo entre mulheres
|
|
Criada pelo Governo do Estado há pouco mais de um ano, a Casa do Trabalhador de Manguinhos, na Zona Norte do Rio, incentiva mulheres da comunidade a criarem microempreendimentos e a se capacitarem para gerar renda. Além de oferecer cursos de qualificação voltados para as áreas administrativas e de gestão – como os de Assistente de Administração, Educação Orçamentária e Departamento Pessoal – o espaço promove o projeto Microempreendedorismo para Mulheres. Realizada pela Secretaria do Trabalho, em parceria com o Sebrae e o Rotary Internacional, a iniciativa disponibiliza cursos, workshops, oficinas e consultoria para elaboração de plano de negócios. A Casa do Trabalhador também organiza, mensalmente, palestras sobre mercado de trabalho e de gestão de negócios para os alunos da unidade.
– O objetivo da Casa do Trabalhador é qualificar e preparar os moradores da comunidade para o mercado de trabalho. Cerca de 70% dos nossos alunos são mulheres que voltaram a estudar, querem aprender um novo ofício ou desejam abrir um micronegócio. A unidade capacita e fornece orientações para que os alunos corram atrás de seus objetivos, descubram seus talentos e vocações e se realizem profissionalmente – explicou a coordenadora da Casa do Trabalhador, Silmara Leandro.
Moradora de Manguinhos há 14 anos, Simone dos Anjos, de 48 anos, decidiu abrir uma pensão onde vende quentinhas no bairro Mandela, após frequentar o curso de Assistente Administrativo e assistir a palestras sobre empreendedorismo na Casa do Trabalhador. Criado há cinco meses, o negócio já gera lucros para a microempresária, que pensa em expandi-lo.
– Senti necessidade de abrir um negócio próprio que pudesse ajudar nas despesas de casa. A iniciativa deu tão certo que meu marido deixou seu emprego informal e passou a se dedicar integralmente ao empreendimento. Vendemos cerca de 70 quentinhas por dia e já penso até em utilizar o terreno que temos ao lado para aumentar a pensão. Graças às aulas e ao apoio da Casa do Trabalhador, me capacitei para cuidar de toda a parte administrativa do negócio. Essa iniciativa mudou a minha vida e a da minha família – disse Simone.
Após fazer cinco cursos de qualificação na Casa do Trabalhador, Dayana Lilian da Silva, de 32 anos, já pensa em inaugurar um minimercado em Manguinhos.
– Sonho em abrir um pequeno mercado na comunidade. Até lá continuarei estudando e me qualificando para conquistar minha independência financeira. Na Casa do Trabalhador, já fiz cursos de Assistente de Administração, Informática, Cozinha Brasil e até de Manicure e Maquiagem. Também já estou inscrita na próxima turma do curso de Departamento Pessoal. Sei que todos esses conhecimentos serão úteis para quando estiver gerindo meu próprio negócio – afirmou Dayana, que atualmente trabalha como agente do posto Sine, que funciona na Casa do Trabalhador de Manguinhos.
Com 10 salas e capacidade para atender 800 pessoas por dia, a unidade oferece mais de 20 cursos de formação, Educação para Jovens e Adultos (EJA), palestras e oficinas para alunos da comunidade pacificada, além de orientação jurídica, serviços de emissão de carteira de trabalho, balcão de vagas e cadastro para seguro-desemprego. Aproximadamente 20 mil moradores de Manguinhos foram beneficiados com diversos cursos de qualificação e cerca de 15 mil foram cadastrados para vagas de emprego. O espaço de Manguinhos tem parceria com instituições como Sesi, Firjan, Sesc, Sebrae, Unisuam, Grupo Seven e FioCruz.
Governo do Estado ampliará projeto
Além de Manguinhos, o Estado também inaugurou uma Casa do Trabalhador na Rocinha. A previsão é de que, até o fim de setembro, sejam entregues unidades nas comunidades da Cidade de Deus, do Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha.
– As oportunidades são criadas no próprio local onde os cursos acontecem. Os alunos já saem com perspectiva de inserção no mercado profissional. Também realizamos duas feiras de emprego que geraram cerca de 5 mil postos de trabalho. Começamos com quatro parceiros e 14 cursos. Atualmente, são 14 parcerias e 40 qualificações – explicou o secretário de Trabalho, Sérgio Romay.
(*) Com informações da ASCOM/RJ – Foto: Marcelo Horn
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Carro-do-36º-Batalhão-400x200.jpg)
36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Acidente-com-feridos-na-BR-356-400x200.jpg)
Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed