Main Menu

Secretaria de Saúde realiza inúmeras ações de prevenção ao câncer de mama em Itaperuna

 
 

Outubro Rosa

Em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, o rosa é a cor marcante durante todo o mês de outubro. As ações de prevenção ao câncer de mama, realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, destacaram-se em todo município. Dentre as inúmeras atividades, o projeto “A Saúde vai à feira” foi um enorme sucesso, bem como o I Passeio Ciclístico “Pedal do Outubro Rosa”.

Desde o início do mês, o Centro de Saúde Dr. Raul Travassos está de portas abertas para a realização do preventivo e o exame de mama. O funcionamento acontece de 8h às 16h (segunda a sexta). Nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), antigo Postinho, esses exames são realizados com agendamento prévio.

Este ano o tema da campanha de prevenção ao câncer de mama é: “Rosa é o tom da conscientização – Sua Vida é Preciosa!”. A culminância do evento aconteceu no dia 18, na feira livre, Av. Deputado Cory Pillar, Bairro Cidade Nova. No local, aconteceram orientações com profissionais especializados, além de consultas médicas e de enfermagem.

A iniciativa tem como público alvo as mulheres a partir de 40 anos que não fizeram mamografia nos últimos dois anos. A Secretaria Municipal de Saúde oferece especial atenção à detecção do câncer de mama, considerada a segunda causa de morte entre as mulheres brasileiras.

Quanto à prevenção para rastreamento precoce do câncer de mama, deve ser feita por todas as mulheres, de 25 a 59 anos, principalmente a mulher que nunca realizou ou fez mamografia há mais de um ano, mesmo que não tenha qualquer sintoma.

Durante o “Outubro Rosa”, a Secretaria Municipal de Saúde teve apoio do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM); Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde (NICES); Centro de Saúde Dr. Raul Travassos; PACS/ESF, com apoio de acadêmicos de Enfermagem da UNIG; Grupo Pedala Meninas de Itaperuna; e Eduardo Montes, com seus teclados, durante show na feira livre.

OBJETIVOS – Dentre os objetivos da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde visa caracterizar o perfil mastológico das mulheres atendidas pelo PAISM. Busca também esclarecer sobre a periodicidade dos exames, com o intuito de rastrear precocemente o câncer de mama. Já o êxito das ações de rastreamento depende dos seguintes pilares: informar e mobilizar a população e a sociedade civil organizada; alcançar a meta de cobertura da população-alvo; garantir acesso a diagnóstico e tratamento; garantir a qualidade das ações; e monitorar e gerenciar continuamente as ações.

(*) Com informações do NICES | Edição: Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna – Foto: NICES

Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social







Comments are Closed