Main Menu

Redução nas pensões do INSS pela metade e novas regras de concessão do seguro-desemprego e do abono salarial do PIS/Pasep começam no dia 1º

 
 

Entrarão em vigor, no próximo dia 1º, as alterações feitas pelo governo federal para dificultar a concessão de diversos benefícios a trabalhadores, idosos e dependentes. Pensões por morte e auxílios-doença pagos pelo INSS, bem como o seguro-desemprego e o abono salarial do PIS/Pasep devido a quem está na ativa, passarão a ter regras mais rígidas para a liberação.

No caso das pensões por morte, o valor que a viúva receberá vai corresponder a 50% da aposentadoria do segurado que deixou o benefício para sua companheira — ou metade do valor a que o trabalhador teria direito, se já fosse aposentado. Para cada dependente que a viúva tiver, haverá um adicional de 10% (incluindo ela própria), até o limite de 100%. Esse adicional, entretanto, deixará de ser pago no momento em que o filho perder a condição de dependente.

A mudança revoltou o auxiliar de fabricação Evandro Pinto de Sousa, de 34 anos:

— O governo deveria cortar os próprios gastos, mas é sempre o trabalhador quem sofre. Espero que minha mulher nunca venha a precisar (da pensão). Se isso acontecer, ela vai passar por um aperto.

Ele também criticou as novas regras de concessão do seguro-desemprego:

— Há alguns anos, consegui uma vaga de auxiliar de cozinha, mas fiquei no emprego por seis meses. Se fosse pelo novo sistema, eu não teria direito ao auxílio.

LEIA TAMBÉM: Veja e compreenda as mudanças que Dilma fez nos benefícios do trabalhador e dos pensionistas

(*) Com informações do Extra

Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social






Comments are Closed