NASF em Itaperuna atende a aproximadamente 580 pessoas por mês

Criado pelo Ministério da Saúde em 2008, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) tem como objetivo ampliar a abrangência das ações de atenção básica, apoiando a inserção da estratégia de Saúde da Família na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da atenção básica.
Em Itaperuna, o NASF possui duas unidades, cada uma delas é responsável por oito PSFs (Programa de Saúde da Família). O NASF é formado por uma equipe que abrange diferentes profissionais, dentre eles, nutricionista, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta e farmacêuticos. Os atendimentos são feitos na própria Unidade ou em domicílio, em caso de paciente acamado ou quando possui dificuldade de locomoção.
O atendimento pode ser requerido pelo paciente ou algum familiar na própria Unidade. O profissional solicitado se encaminha ao local e faz uma triagem com objetivo de saber as reais necessidades do paciente. Por exemplo, quando um nutricionista é acionado para prescrever uma dieta para hipertenso ou diabético, ele se certificará se o paciente tem condições financeiras para arcar com a dieta. Caso não tenha, será solicitado um assistente social.
Em Raposo, distrito de Itaperuna, a procura por um nutricionista é bastante intensa, principalmente por mulheres que sofrem com a obesidade. Devido a situação dessas mulheres, criou-se o Grupo de Atendimento de Mulheres Obesas, onde há possibilidade de acompanhamento profissional, troca de experiências e informações.
Logo na primeira fase de atendimento ao grupo, elas perderam aproximadamente 10 kg cada. Na segunda fase houve a preocupação em trabalhar com a auto-estima delas. Café da manhã, palestras, atividades físicas e acompanhamento por um psicólogo, fazem parte da rotina do grupo.
“Foi preciso trabalhar a auto-estima das mulheres, pois são pessoas que trabalham o dia todo e muitas vezes, não conseguem se cuidar por falta de tempo. Acham que não existe mais solução e que seus maridos não a admiram mais. Conseguimos efetivamente mudar essa situação”, diz a coordenadora do NASF Milena Alves.
O NASF também atua na Educação em Saúde, onde aborda diversos temas e organiza palestras para a comunidade.
Balanço de atendimento – somente no último mês o NASF realizou aproximadamente 580 atendimentos, sendo em média 150 atendimentos dos nutricionistas, 100 pelos psicólogos, 160 por fisioterapeutas, 120 por assistentes sociais e 50 por farmacêuticos.
Related News

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More

Menino de 14 anos sofre tentativa de homicídio em Bom Jesus do Itabapoana
Um adolescente de 14 anos foi vítima de tentativa de homicídio, na comunidade de NovaRead More
Comments are Closed