Main Menu

Inscrições no SiSU terminam nesta quinta-feira


Justiça prorroga inscrições no Sisu para candidatos do estado do RJ

Justiça prorrogou inscrição no Rio de Janeiro
Justiça prorrogou inscrição no Rio de Janeiro

O prazo para as inscrições no no Sistema de Seleção Unificado (SiSU). terminará às 23h59 desta quinta-feira. Aquele estudante que tem o interesse em uma das 83.125 vagas que estão disponíveis no programa tem a opção de acessar a página do Sisu na internet, para deverá ter em mãos o número de inscrição e senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010.

Até a noite desta quarta-feira (19/01), o Ministério da Educação (MEC) registrou 1,5 milhão de inscrições no sistema, somente 14.000 a mais do que no ano passado, quando 47.000 vagas estavam disponíveis.

Justiça poderá pedir a prorrogação da data de inscrição

No decorrer do dia, porém, a Justiça pode se pronunciar novamente a respeito do Sisu. Isso porque o juiz substituto da 7ª Vara da Justiça Federal do Ceará, Leopoldo Fontenele Teixeira, prometeu expedir até o fim desta quinta sua decisão a respeito da ação civil pública movida pela Defensoria da União, que pede a disponibilização da correção da prova do Enem e também a suspensão temporária das inscrições no Sisu. A ação foi impetrada pelo defensor Carlos Henrique Gondim após as reclamações de alunos que anulada a nota da redação do Enem.

A decisão do magistrado terá efeito sobre o Sisu porque, sem a nota da redação, o candidato não consegue efetuar sua inscrição no programa, criado pelo governo federal em 2009. O Sisu seleciona estudantes por meio da nota do Enem para vagas em instituições públicas, sendo 39 universidades federais. O MEC garante que não houve erros na correção do exame. Gondim contesta: “A nota é divulgada de forma bruta, sem explicação. Além disso, o candidato não dispõe de meios para contestar o resultado. Por isso, solicito, através desta ação, que os órgãos competentes forneçam um modelo de resposta para que esteja claro o que a banca examinadora esperava das redações do Enem. Assim, não restará dúvidas a respeito da nota de cada uma dos candidatos”, acrescenta o magistrado.

Até a noite da quarta-feira, o MEC havia registrado 1,5 milhão de inscrições no Sisu – o equivalente a 807.000 estudantes, somente 14.000 a mais que no ano passado, quando eram oferecidas 47.000 vagas. Para conseguir se inscrever no sistema, os estudantes têm enfrentado uma dura batalha, que inclui a luta contra a lentidão do site e o vazamento de dados pessoais de terceiros. Os candidatos só podem permanecer na página do Sisu durante 20 minutos – mas o tempo tem sido insuficiente por causa da demora no carregamento da página. Já os que conseguem entrar no sistema correm o risco de serem direcionados aos cadastros de outras pessoas.







Comments are Closed