Main Menu

Semana será marcada por chuva forte em parte de São Paulo, Minas Gerais, Rondônia, Amazonas, Pará e Maranhão



Semana com índices elevados de chuva para várias regiões
Semana com índices elevados de chuva para várias regiões

Vários sistemas meteorológicos que trabalham juntos ajudam a instabilizar o tempo. Quando não temos uma frente fria sobre o continente, cavados de ondas curtas ou até mesmo episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul e a Alta da Bolívia provocam grandes aguaceiros.

Nesta semana, a chuva deve retornar com força ao Sudeste do Brasil, principalmente o Estado de São Paulo, onde várias cidades podem acumular em 7 dias mais de 150 milímetros de chuva. As regiões de Sorocaba, Jundiaí, São Paulo, Campinas, Piracicaba, Limeira, Americana, Araraquara, Ribeirão Preto, Franca e Bebedouro podem ser fortemente castigadas por grandes aguaceiros, principalmente entre quarta e quinta-feira. Devido ao excesso de calor e umidade, além de temperaturas relativamente baixas em níveis médios da atmosfera, precipitações localizadas de granizo não podem ser descartadas.

O modelo numérico, o norte-americano GFS, calcula ainda grandes acumulados de chuva em parte de Minas Gerais (região do Triângulo Mineiro e sul de Minas), Rondônia, Amazonas, Pará e Maranhão. Em vários pontos, o excesso de água pode causar transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra.

Também pode chover forte, embora de forma mais irregular em parte do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Ceará, Piauí, Bahia, Amapá e Acre.

As regiões afetadas pela estiagem no sul e sudeste do Rio Grande do Sul vão receber um pouco de chuva, mas não o suficiente para reverter o quadro de seca. Também não há perspectiva de chuva significativa no Rio de Janeiro, Espírito Santo, leste de Minas Gerais e sul, centro e leste da Bahia.







Comments are Closed