Prefeitura de Itaperuna lança o Projeto Pata Amiga
A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde (Coordenação de Vigilância Sanitária), lançou nesta quarta-feira, 20, o Projeto Pata Amiga, que tem como objetivo o controle populacional de animais de pequeno porte (cães e gatos).
A solenidade de lançamento ocorreu no auditório do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos e contou com a presença do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão; Alexandre Pereira da Silva (Alexandre da Auto Escola), presidente da Câmara Municipal; Marcelo Poeys, secretário Municipal de Saúde; representantes de organizações protetoras de animais; demais autoridades e convidados.
Dentre os resultados esperados do Projeto Pata Amiga, destacam-se o alcance socioambiental, a tentativa de controlar a agressividade motivada por excitação sexual constante, além do controle populacional, evitando o aumento do número dos animais de rua.
O projeto também visa alcançar outras metas, como por exemplo, evitar a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis, evitar acasalamentos indesejáveis, especialmente quando se tem um casal de animais de estimação; e, no caso das fêmeas, evitar câncer em glândulas mamárias na fase adulta.
O Projeto Pata Amiga ainda visa reduzir as solicitações para remoção de animais atropelados e/ou abandonados nas ruas, bem como diminuir o número de solicitações de investigações de crueldade com animais.
O programa de controle da população animal urbana, através do processo de esterilização em massa, cujo objetivo seja promover um real equilíbrio entre a saúde pública e o bem estar animal, compreende uma forma viável de controle eficiente da população de animais abandonados.
É importante destacar que todos os organismos nacionais e internacionais de saúde enfatizam que só a esterilização maciça, em ritmo de campanha, pode controlar a superpopulação de cães e gatos e combater as zoonoses, que associadas a outras medidas igualmente importantes, evitam colocar em risco a população humana, uma vez que o aumento do número de animais sem uma adequada assistência, torna-se fator facilitador de disseminação de doenças para os seres humanos.
RESPONSABILIDADES DO RESPONSÁVEL PELO ANIMAL
Participando desta questão de maneira racional, técnica e ética, o Projeto Pata Amiga espera contribuir, através do exemplo, com uma boa forma de educar a comunidade, evidenciando as responsabilidades do responsável pelo animal.
Será um grande passo na solução de problemas urbanos envolvendo o descontrole populacional de animais de estimação, facilitando o acesso da população às cirurgias de castração, além de conscientizar os proprietários das responsabilidades inerentes à posse de animais domésticos.
A proposta desta campanha se caracteriza, sobretudo, como ato de amor e de responsabilidade. A facilitação de acesso da população humana ao processo é um importante passo para resolver o problema dos animais abandonados, tornando-se fator decisivo, pois se consegue atuar na formação da opinião pública e na conscientização do proprietário do animal.
O Projeto Pata Amiga ainda pretende contar a colaboração de instituições protetoras de animais.
(*) Com informações do Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna – Fotos: Marcelo Nunes
Related News
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Carro-do-36º-Batalhão-400x200.jpg)
36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Acidente-com-feridos-na-BR-356-400x200.jpg)
Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed