Main Menu

Martha Rocha toma posse no Rio de Janeiro e convoca policiais para processo de transformação



Posse da nova chefe da Polícia Civil, Drª Martha Rocha - Foto: Vanor Correia
Posse da nova chefe da Polícia Civil, Drª Martha Rocha - Foto: Vanor Correia

Qualificação da polícia e ética na corporação estão entre as principais preocupações da nova Chefe de Polícia Civil, Martha Rocha. A delegada, com 29 anos de história na Polícia Civil, foi empossada no cargo, nesta sexta-feira (18/02), em cerimônia realizada na Academia de Polícia Civil Sylvio Terra (Acadepol). Em seu discurso, Martha Rocha, agradeceu o apoio recebido por seus colegas e convocou ‘seus valorosos policias’ a participarem do processo de transformação da Polícia Civil.

– Quero agradecer aos meus valorosos policiais. É assim que os tenho no meu coração e na minha mente, e tenho certeza de que eles, ao meu lado e ao lado do secretário José Mariano Beltrame, vão realizar um processo de transformação, fazendo desta polícia uma corporação cada vez mais qualificada e ética. Ainda trago comigo a surpresa e a emoção de ter sido convidada para o cargo de Chefe da Polícia Civil. É, com certeza, o maior e mais importante desafio de minha história profissional e pessoal.

A nova chefe recebeu o agradecimento do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame. Ele ressaltou o importante papel da polícia e os avanços conseguidos, como a redução de índices históricos de criminalidade e a pacificação de comunidades. Beltrame também agradeceu ao ex-chefe de Polícia Civil, Allan Turnowski, pelo trabalho realizado.

– A doutora Martha Rocha chega efetivamente alinhada com nossos propósitos. Não vamos perder o que foi conquistado e vamos avançar. Quero registrar, mais uma vez, o meu agradecimento ao chefe de polícia anterior pelos resultados apresentados à sociedade fluminense durante a sua gestão. Quero dizer também aos senhores que a Polícia Civil deste estado tem um papel fundamental, importantíssimo em defesa da sociedade, um papel que os senhores estão valorizando e conquistando dia a dia com a redução criminal, como o processo de pacificação que corre o mundo e com outros resultados já obtidos. E esta construção não vai se perder pelo valor que os senhores têm.

Amanhã, às 10h, a nova chefe de Polícia Civil realiza a primeira reunião estratégica com sua equipe.

Milícias

Em coletiva à imprensa, realizada após a cerimônia, Martha Rocha falou sobre o enfrentamento às milícias.

– Efetivamente, está será uma preocupação da Polícia Civil. Não há território, desde que criminoso, entocado. Nós vamos atuar.

Profissionais

A nova Chefe de Polícia Civil reiterou que preferencialmente escolherá delegados de primeira classe nas delegacias de polícia especializadas. Entretanto, afirmou que este não será o único critério: será preciso demonstrar eficiência para o cargo.

– Estamos buscando experiência e ética para o exercício de determinado cargo. No Departamento de Polícia da Capital vamos trabalhar preferencialmente com delegado de primeira classe, e excepcionalmente, poderá ser de segunda, mas não basta isso. Tem que ter competência e talento.

Draco

Martha Rocha afirmou que os procedimentos relativos ao caso Draco estão sendo averiguados. Entretanto, lembrou que a delegacia está subordinada à Secretaria de Segurança.

– Estes procedimentos têm um prazo de 30 dias para serem concluídos. O Dr. Gilson sabe que tem a minha determinação de concluí-los com todas as garantias, com toda equidade, legitimidade, neste prazo. Ao término estes 30 dias, poderemos determinar as diligências que se fazem necessárias, mas a Draco não é subordinada à Polícia Civil, é subordinada à Secretaria de Segurança. Então, por certo, o secretário José Mariano Beltrame está aguardando o resultado dos procedimentos.







Comments are Closed