Main Menu

Três casas assaltadas a cada dia no estado do Rio de Janeiro

De janeiro de 2016 a fevereiro deste ano, a polícia fez mais de 1.360 registros desse crime

Na noite da última terça-feira, a vítima do roubo a residências foi um casal de chineses. Os bandidos levaram R$ 7 mil e celulares. Um violento assalto anteontem à noite num prédio em Botafogo, onde uma chinesa levou coronhadas, é apenas um exemplo de uma terrível realidade no Rio de Janeiro: a cada dia, três residências, em média, são invadidas por ladrões. De janeiro de 2016 a fevereiro deste ano, foram 1.367 ocorrências desse tipo de crime em todo o estado.

Os dados foram obtidos pelo EXTRA, por meio da Lei de Acesso à Informação, com o Instituto de Segurança Pública (ISP). A Zona Oeste lidera o ranking, com 46 casos na 35ª DP (Campo Grande). Entre as dez unidades recordistas, há mais três na região: Bangu (30); Recreio (27) e Barra da Tijuca (23). Fora da capital, as delegacias com mais casos foram a 64ª DP (São João de Meriti) e a 118ª DP (Araruama), cada uma com 31 registros.

 
 


No período examinado, o mês com a maior quantidade de casos foi novembro do ano passado. No total, foram 127 — uma média de quatro por dia. Apesar de sugerir queda nos casos, os números de ocorrências registrados em janeiro e fevereiro deste ano, entretanto, não correspondem à realidade. Naqueles meses, com a greve da Polícia Civil, roubos em residências não estavam sendo registrados nas delegacias.

A maior parte dos assaltos acontece à noite ou de madrugada. Do total, 36% — 503 ocorrências — foram entre 18h e 0h. Já 26% dos crimes foram cometidos entre 0h e 6h. As informações do ISP fazem parte de um conjunto chamado de microdados das ocorrências, detalhes de cada caso que não estão disponíveis no site do instituto.

(*) Com informações do Extra

Compartilhe esta notícia com um amigo






Comments are Closed