Main Menu

Prefeitura de Itaperuna realiza “Dia D Municipal de Combate à Dengue”

O secretário Carlos Alberto Carpi destacou o empenho de todos no combate à Dengue
O secretário Carlos Alberto Carpi destacou o empenho de todos no combate à Dengue

A Secretaria de Saúde de Itaperuna realizou no último sábado (07), o “Dia D Municipal de Combate à Dengue”. O evento, que aconteceu paralelamente nos PSF´s da cidade, visa chamar atenção da população para que não deixe a doença voltar a índices alarmantes como no passado.

O “Dia D municipal contra a Dengue” teve sua concentração na Concha Acústica e na ocasião, que contou com a apresentação da Banda Musical do 29º BPM, aconteceu uma caminhada com apitaço dos participantes pelo calçadão no Centro, além de atividades educativas, com dramatização dos alunos da rede municipal e serviços de saúde.

“Temos que manter a vigilância e a população pode nos ajudar nessa missão. Todos são chamados a tomar medidas para evitar a reprodução do mosquito Aedes aegypti, como vedar a caixa d’água e manter o ambiente livre de depósitos sem utilidade”, destacou o secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto Malta Carpi.

De acordo com a secretária municipal de Educação Maria Luiza Soares Lacerda, todas as escolas da rede municipal estão engajadas pela causa. “Desde a educação infantil, ensino regular até o EJA (Educação de Jovens e Adultos) estamos envolvidos neste trabalho”, ressalta a secretária.

Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde Aurélio Carneiro, um novo modelo de controle com monitoramento semanal em informação em tempo real é a maneira inteligente de combater o vetor da Dengue em Itaperuna. “Queremos chamar a atenção das comunidades para o período pré-epidêmico da doença”, explica o coordenador.

Uma caminhada com apitaço pelo calçadão chamou atenção para a prevenção da doença
Uma caminhada com apitaço pelo calçadão chamou atenção para a prevenção da doença

Aurélio destaca que o trabalho de mobilização social é estratégico para o controle da Dengue na cidade e complementa as ações de controle focal, perifocal e espacial realizadas pela Vigilância Ambiental. Nesse sentido, foram firmadas, em 2008, inúmeras parcerias com entidades da sociedade civil, como sindicatos, igrejas, universidades, comércio, polícia e exército, com o objetivo de formar agentes multiplicadores para o combate à Dengue. “Esse trabalho preventivo, realizado desde o início do ano de 2009, tem sido intensificado”, conclui Aurélio Carneiro.






Comments are Closed