Fumaça na usina de Fukushima causa temor de radiação no Japão

Na manhã desta terça-feira (22/03) uma coluna de fumaça foi vista próxima aos reatores 2 e 3 da usina nuclear de Fukushima no Japão, sugerindo que a batalha para evitar um colapso desastroso está longe de uma vitória. Técnicos trabalham dentro de uma zona de evacuação em torno da fábrica atingida na costa do Japão ao nordeste do Pacífico. A fumaça está saindo da piscina onde estão localizadas as barras de combustível nuclear.
O reator 1, um dos que pode ter sofrido fusão parcial do núcleo, poderia em breve reativar seus sistemas de refrigeração e painéis de controle para melhorar a situação das instalações.
O terremoto e posterior tsunami do dia 11 de março danificaram seriamente os sistemas de refrigeração da usina de Fukushima, o que gerou várias explosões e a emissão de material radioativo.
Além disso, a agência “Kyodo” indicou nesta segunda-feira que dos reatores 2 e 3, que junto ao 1 eram os únicos que funcionavam no momento do terremoto, saiu na manhã desta terça-feira fumaça branca, que deve ser vapor de água.
Nesta segunda-feira, uma fumaça preta começou a sair da unidade 3, uma das mais danificadas e que mais preocupa os engenheiros, o que obrigou a evacuar os trabalhadores dessa área e deter parte dos trabalhos na usina.
Segundo a “Kyodo”, os trabalhos para restabelecer a eletricidade na usina e voltar a iniciar os sistemas de refrigeração ficaram suspensos devido a esse problema, da mesma forma que as operações para lançar água e esfriar os reatores, especialmente o 3 e o 4.
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed