Programa de DST/AIDS promove Curso de Abordagem Sindrômica

A Coordenação do PAM/AIDS com a parceria do Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde da Secretaria de Saúde de Itaperuna (NICES), promoveram no início deste mês, uma oficina sobre “Abordagem Sindrômica e Aconselhamento de DST/HIV/AIDS”, no auditório do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos. Enfermeiros da rede municipal que trabalham na Atenção Básica da Estratégia de Saúde da Família participaram do curso.
Segundo a instrutora do curso Sandra Helena de Oliveira, enfermeira do Núcleo de Educação em Saúde (NICES) e Saúde da Mulher, a abordagem Sindrômica é uma estratégia onde se associa os dados clínicos, a história epidemiológica e o esquema terapêutico abrangente. “Baseia-se na identi?cação de sinais e sintomas veri?cados no momento da avaliação clínica muito importante para as DST. O objetivo desse atendimento é prover em uma única consulta: diagnóstico, tratamento e aconselhamento adequados”, disse.
Sobre a importância das informações transmitidas para o trabalho dos enfermeiros a instrutora destaca que “é um curso importante para unificar a conduta de assistência na área de DST. A capacitação dos profissionais visa melhorar a qualidade da assistência ao cliente dando eficácia ao tratamento, prevenção e acolhimento adequados aos portadores de DST e seus parceiros”, afirma Sandra Helena.
De acordo com a coordenadora do curso Aparecida Martins, o objetivo principal do evento é capacitar os profissionais da área para melhorar o atendimento aos usuários em seus PSF´s, tornando as consultas mais eficientes. “O encontro serve para proporcionar mais habilidade na prevenção e diagnóstico das DSTs. Além de fornecer informações novas sobre o assunto, como por exemplo, abordagens quanto ao diagnóstico e técnicas de aconselhamento, dinâmicas etc”, ressalta a coordenadora. “Esse é um momento importante para a melhoria da qualificação do atendimento nos PSF e principalmente em relação ao aconselhamento que é um ponto fundamental que garante o sigilo de todas as informações, especialmente sobre o HIV”, conclui Aparecida Martins.

Saiba o que é DST – Doenças Sexualmente Transmitidas – As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso consistente da camisinha, seja feminina, seja masculina, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Algumas DST são de fácil tratamento e rápida resolução. Outras têm tratamento mais difícil ou podem persistir ativas, apesar da sensação de melhora. Caso apareçam alguns desses sintomas, procure a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência.
Related News

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More

Menino de 14 anos sofre tentativa de homicídio em Bom Jesus do Itabapoana
Um adolescente de 14 anos foi vítima de tentativa de homicídio, na comunidade de NovaRead More
Comments are Closed