Prefeitos do Norte e do Noroeste Fluminense recebem orientação sobre o Plano de Habitação

Os prefeitos dos municípios do Noroeste Fluminense e Norte Fluminense se reuniram, respectivamente, na terça-feira (29/03) e quarta-feira (30/03), nas cidades de Itaperuna e São João da Barra, para discutir políticas públicas habitacionais. Os encontros, que integram a elaboração do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (PEHIS) desenvolvido pela Secretaria Estadual de Habitação do Rio de Janeiro (SEH/RJ), serviram para as prefeituras apresentarem um diagnóstico das carências e potencialidades de cada cidade no setor habitacional. Com mais de 200 pessoas presentes no Teatro SESI de Itaperuna, o evento foi avaliado pelo secretário estadual de Habitação, Leonardo Picciani, como um sucesso.
– Os prefeitos têm consciência da importância dessa reunião. Eles sabem que o Plano Estadual serve para elaboração de políticas públicas voltadas para cada região do Estado, além de facilitar o repasse de recursos dos governos estadual e federal – explicou.
O secretário ainda destacou que, dessas audiências, sairão os projetos e as ações voltadas para a habitação que, segundo ele, tem um déficit que supera 480 mil moradias.
– Precisamos assegurar o lar de forma permanente, para que o morador não resida em áreas de risco e muito menos tenha medo das chuvas, ventanias e outras catástrofes naturais – argumentou Leonardo, lembrando ainda que os municípios do Noroeste Fluminense foram muito prejudicados com a chuva de 2009.
– Esse é um problema que reincide. Uma vez foi no morro do Bumba, em Niterói; outra em Angra dos Reis, e a última, na nossa Região Serrana. Precisamos atuar de forma preventiva – disse.

Também presente na reunião, a arquiteta da empresa Ambiental Engenharia, Denise Vogel, que presta o serviço de apoio ao Estado na elaboração do plano, aproveitou a ocasião para lembrar que os municípios precisam ter seus respectivos planos locais elaborados até 31 de dezembro de 2011, para que possam receber investimentos das demais esferas de governo.
– Queremos entender como estará o déficit habitacional daqui a 15 ou 20 anos, de modo que dentro desse período estejamos contribuindo efetivamente para que essa carência de moradias esteja reduzida – explicou a arquiteta.
Na quarta-feira (30/03), foi a vez da cidade de São João da Barra sediar a segunda audiência do PEHIS. Entre os representantes do Norte Fluminense estavam o prefeito de Cardoso Moreira, Gilson Siqueira; o presidente da Câmara de Vereadores de São Fidélis, Marcão; e a anfitriã e prefeita de São João da Barra, Carla Machado; que agradeceu o apoio do governo do Estado aos municípios da região.
– Sabemos do compromisso do nosso governador Sérgio Cabral com as cidades do Norte Fluminense. Precisamos de cerca de 500 moradias para reduzir o déficit de nossa cidade, e o secretário Leonardo Picciani está disposto a ajudar nossa demanda – ressaltou.
Leonardo concluiu sua participação na segunda audiência destacando a importância de um planejamento local para os próximos anos.
– Precisamos propor soluções de moradia porque o município agora conta com o Porto do Açu, e a migração populacional será a conseqüência desse crescimento econômico. E o setor habitacional precisa acompanhar esse progresso – lembrou o secretário.
Nesta sexta-feira (01/04), será a vez de Saquarema sediar o encontro do Estado com os prefeitos da Baixada Litorânea. A agenda, marcada para 10h, vai acontecer no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, na Av. Ministro Salgado Filho, 7000, bairro de Barra Nova.
Próximas audiências:
01/04 (sexta-feira) – Saquarema, Baixada Litorânea
Local: Centro de Desenvolvimento de Voleibol, na Av. Ministro Salgado Filho, 7000 – Barra Nova
04/04 (segunda-feira) – Angra dos Reis, Costa Verde
Local: Centro de Estudos Ambientais, na Av Jair Carneiro Toscano de Brito, s/nº – Praia da Chácara – Balneário
05/04 (terça-feira) – Valença, Médio Paraíba
Local: Local: CEFET, na Rua Voluntários da Pátria, 30 – Belo Horizonte
06/04 (quarta-feira) – Petrópolis, Centro Sul
Local: Universidade Católica de Petrópolis, na Rua Benjamim Constant, 213 – Centro
07/04 (quinta-feira) – Duque de Caxias, Metropolitana
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Prefeito José Carlos Lacerda, s/nº – Bairro 25 de Agosto – Centro
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed