Main Menu

Viúvas e filhas de Bin Laden são interrogadas



Residência onde foram encontradas as mulheres e as filhas de Bin Laden
Residência onde foram encontradas as mulheres e as filhas de Bin Laden

As três mulheres de Bin Laden, uma iemenita e duas sauditas, foram encontradas pelas forças de segurança no complexo onde se escondia o líder da rede terrorista Al Qaeda, na cidade paquistanesa de Abbottabad junto com suas filhas e foram interrogadas por oficiais da inteligência americana no Paquistão.

Membros da agência de inteligência paquistanesa, Inter-Services Intelligence (ISI), teriam participado do interrogatório, que aconteceu nesta terça-feira (10) e quarta-feira (11), segundo o Guardian.

Acredita-se que mais velha das mulheres – Khariraih Sabar, a terceira mulher de Bin Laden – teria falado por todas as viúvas.

Um oficial americano em Islamabad disse que uma das filhas do terrorista também foi entrevistada e que se demonstrou “hostil”. O oficial, no entanto, admitiu que a atitude era compreensível “considerando que matamos o seu pai”.

Na operação contra Bin Laden, em 1º de maio, também foram mortos seu filho Khaled, de 22 anos, e sua mulher mais nova Amal Ahmed al Sadah, de 29 anos.

Inteligência paquistanesa não fez perguntas

De acordo com o jornal britânico, o ISI não fez nenhuma pergunta durante o interrogatório, relatou um oficial americano. Os paquistaneses teriam demorado a conceder o acesso às três mulheres, em parte para mostrar desagrado por não terem sido avisados sobre a operação para matar Bin Laden.

Os sobreviventes são considerados fontes importantes para a inteligência dos EUA.

Cerca de uma dezena de crianças, com idades entre dois e 12 anos, também foram encontradas no local do ataque. Essas incluem filhos de Bin Laden – uma filha de 12 anos, testemunhou a morte de seu pai – e vários netos.

Outras fontes de informações importantes, recolhidas no local, são os arquivos de computador que podem dar detalhes sobre as finanças do terroristas, além de apontar seus possíveis financiadores.

Acredita-se que a fortuna pessoal de Bin Laden tenha sido dissipada pelo início de 1990, mas que ele manteve uma rede pessoal de doadores privados baseados, principalmente, na Arábia Saudita, no Kuwait e em outros lugares no Golfo.

Quem são as mulheres de Bin Laden

Entre as três mulheres detidas na casa de Bin Laden em Abbottabad está Amal al Sadah. Inicialmente, Amal foi dada como morta na operação, mas depois ficou esclarecido que ela havia levado um tiro na perna.

Nascida no Iêmen, ela tem hoje 27 anos e é a mulher mais jovem do líder terrorista. Eles se casaram em 2000, quando Amal tinha 17 anos. Segundo a rede CNN, ela teve uma filha com Bin Laden, Safia, que nasceu pouco antes dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. A menina disse às autoridades paquistanesas ter visto o pai ser morto a tiros.

Ainda de acordo com a CNN, a segunda mulher que estava no complexo invadido pelas forças americanas há uma semana era Khairiah Sabar, conhecida como “Um Hamza” por ser a mãe do filho de Bin Laden, Hamza.

Ela nasceu na Arábia Saudita e se casou com o líder da Al Qaeda em 1985. Khairiah fugiu com Bin Laden para o Afeganistão depois do 11 de Setembro.

A terceira mulher é Siham Sabar, conhecida como “Um Khalid” por ser a mãe de outro filho do terrorista, Khalid, morto na operação.
Ela também tem nacionalidade saudita e fugiu com Bin Laden depois do 11 de Setembro.

Fonte: R7







Comments are Closed