Main Menu

Nos EUA diretor do FMI é preso por abuso sexual



Dominique Strauss-Kahn foi detido dentro do avião nos Estados Unidos
Dominique Strauss-Kahn foi detido dentro do avião nos Estados Unidos

O diretor do FMI, Dominique Strauss-Kahn, foi detido neste sábado (14/05), minutos antes de embarcar em um avião com destino à Paris, no aeroporto John F. Kennedy, de acordo com um porta-voz da Autoridade Portuária, citado pelo jornal. Ele está sob custódia do departamento de polícia de Nova York e está sendo interrogado sobre caso. De acordo com o jornal, ele ainda não foi formalmente acusado de abuso sexual.

Strauss-Kahn é considerado o mais forte para enfrentar, pelo Partido Socialista, o atual presidente francês, Nicolas Sarkozy. Ex-professor de economia, Strauss-Kahn entrou para a política como deputado nos anos 1980. Depois, foi ministro da Fazenda no governo do primeiro-ministro socialista Lionel Jospin, cargo que ocupou até 1999.

De acordo com o jornal norte-americano, Strauss-Kahn tentou a indicação presidencial pelo Partido Socialista em 2007 – chamando por uma “frente anti-Sarkozy” -, mas perdeu para Ségolène Royal. Meses depois, ele foi escolhido para comandar o FMI e recebeu apoio de Sarkozy, o que chamou a atenção de muitos críticos, que consideraram a nomeação uma estratégia de Sarkozy para mantê-lo longe do pelotão de frente do partido socialista.







Comments are Closed