Main Menu

Ataque a bomba pode ter ferido presidente do Iêmen


Ali Abdullah Saleh estaria gravemente ferido ou até mesmo morto, segundo a Oposição
Ali Abdullah Saleh estaria gravemente ferido ou até mesmo morto, segundo a Oposição

Um porta-voz oficial disse as bombas atingiram uma mesquita no complexo presidencial na capital do país, Sanaa, na manhã desta sexta-feira (03/06) e que pelo menos três pessoas ficaram feridas e quatro guardas foram mortos. O presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, ficou ferido neste ataque. Pelo menos duas bombas atingiram o complexo, em meio aos conflitos entre as forças do governo e membros de um dos clãs mais poderosos do país.

Ali Abdulah Saleh, e seu primeiro-ministro, Ali Mohamed Mujawar, começaram a receber, neste sábado (04/06), tratamento médico na Arábia Saudita, após os ferimentos sofridos no ataque de sexta-feira (3) contra o palácio presidencial.

Ali Abdullah Saleh foi levado à Riad no final do dia, horas depois da transferência de Mujawar, dos presidentes da Câmara dos Deputados, Yahia al Rai, e do Conselho Consultivo, Abdel Aziz Abdel Ghani, e dos vice-primeiros-ministros Sadek Amin Abu Ras e Rashed Mohamed al Alimi, todos vítimas do ataque da véspera, que deixou 11 mortos e 124 feridos.

O presidente Saleh chegou em um avião ambulância saudita e foi levado imediatamente ao hospital militar de Riad. Seus familiares viajaram à capital saudita em outra aeronave.

Segundo o funcionário saudita, o filho mais velho de Saleh e comandante da Guarda Republicana, Ahmad, permeneceu no Iêmen.

Funcionários iemenitas revelaram que Saleh sofreu “queimaduras e arranhões no rosto e no peito”, mas seu estado não é grave.

Saleh acusa tribo rival

Saleh acusa os “filhos de Al Ahmar” pelo ataque, em referência ao xeque Sadek al Ahmar e seus seguidores da influente tribo dos Hashed.

Como resposta, as tropas leais a Saleh bombardearam na sexta-feira a residência do xeque Hamid al Ahmar, irmão de Sadek, cujos seguidores enfrentam o Exército há vários dias em batalhas violentas.







Comments are Closed