Secretaria de Ação Social de Itaperuna atende a mais de 700 jovens em seus projetos

O secretário Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação Franciney França, o França Bombeiro, passou a tarde de ontem (18), visitando alguns projetos na cidade, dentre eles, pólos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Projovem, CRAS e Curumim. Na ocasião o secretário teve a oportunidade de conversar com funcionários, alunos e membros da comunidade.
Os alunos do Curumim (Bairro Surubi) aproveitaram a visita para fazer algumas sugestões ao secretário. Os jovens que participam do programa têm uma alimentação balanceada, participam de atividades extracurriculares e precisam estar matriculados em escolas da rede municipal ou estadual de Ensino para fazer parte do projeto. De acordo com a professora Zilmara Tostes, somente nesse projeto, há aproximadamente uma freqüência de 20 alunos. Hoje, em Itaperuna, a Secretaria de Ação Social atende a mais de 700 crianças e adolescentes em seus projetos.

Só o PETI, que é um projeto de transferência direta de renda do Governo Federal para famílias de crianças e adolescentes envolvidos no trabalho precoce, atende a 446 jovens. Um dos objetivos é erradicar as piores formas de trabalho infantil, aquelas consideradas perigosas, penosas, insalubres ou degradantes. Para isso, o PETI concede uma bolsa às famílias em substituição à renda do trabalho infantil. Para receber a bolsa do programa, as famílias têm que assumir alguns compromissos, dentre eles, participação das famílias nas ações socioeducativas e de ampliação e geração de renda que lhes forem oferecidas.

Outra conquista da Secretaria é a inclusão do projeto “Bombeiro Mirim”. Cerca de 50% das crianças que freqüentam o projeto fazem parte de algum programa da Secretaria. São 60 crianças que recebem noções básicas de combate a incêndios, primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, civismo, cidadania, voz de comando, defesa civil, noções de educação no trânsito, higiene pessoal, educação familiar e ambiental.
De acordo como o sargento Mouta, coordenador do projeto, a disciplina é essencial para a criança. “Uma criança disciplinada e educada, será no futuro um ser humano mais sociável com o próximo. Bombeiros mirins é uma união de bombeiros com escoteiros”, explica o coordenador. Melhores informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Ação social, Trabalho e Habitação, através do telefone (22) 3824-6301.
Related News

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More

Menino de 14 anos sofre tentativa de homicídio em Bom Jesus do Itabapoana
Um adolescente de 14 anos foi vítima de tentativa de homicídio, na comunidade de NovaRead More
Comments are Closed