Main Menu

Webber vence GP Brasil e Button é campeão em Interlagos;

Button comemora título em Interlagos no GP Brasil
Button comemora título em Interlagos no GP Brasil

A largada viu um Raikkonen impulsivo, superando Sutil, enquanto os demais mantinham suas posições. Mas logo os contratempos da primeira volta vieram, em várias cenas. 

O primeiro ato aconteceu na saída do S do Senna, com Heikki Kovalainen lá no fim do grid perdendo o controle do carro e rodando e com um astuto Giancarlo Fisichella desviando por fora para evitar o choque já na Curva do Sol.

Já no fim da reta dos boxes, Kimi Raikkonen e seu KERS foram para cima de Mark Webber com tamanha empolgação que tocaram na traseira do australiano da Red Bull, danificando a parte dianteira esquerda da asa do finlandês e dando fim ao segundo ato.

O terceiro começou quando o quarto colocado, Sutil, e o quinto, Trulli, entraram em embate na descida do Lago. Quase lado a lado, o italiano ficou espremido, pisou na zebra, na grama e, por estar molhada, perdeu o controle do carro, que galopou. Acertou o alemão da Force India e foi parar com violência no lado interno da pista, espatifando-se no muro. O desgovernado Sutil viajou pela grama úmida da região e, ao reencontrar o asfalto, encheu a traseira de Alonso, tirando o espanhol da corrida. Fez-se o safety-car.

A quarto cena foi ver Kovalainen deixar os pits com a mangueira pendurada, à Massa em Cingapura em 2008, e os respingos de combustível sobrarem para Raikkonen, que vinha logo atrás em sua parada para trocar o bico do carro. Ao caírem no carro da Ferrari, uma lambareda. 

Tenso.

O safety-car entrou na volta 5, e Button, que já aparecia em nono, partiu para cima do fracote Romain Grosjean e logo jantou Kazuki Nakajima. Empacou no ótimo Kamui Kobayashi, formando uma fila com o ascendente Sebastian Vettel e mais atrás Lewis Hamilton.

Aí a corrida partiu para aquele esquema esperado, com Barrichello partindo para voltas rápidas. Até que as encaixou, quatro ou ciinco, mas pouco conseguiu abrir. Foram só três segundos até que parasse nos boxes na volta 21. O problema é que voltou embolado no grupo justamente de Vettel e Hamilton. Com pneus frios, tomou ultrapassagem por fora no Laranjinha.

Duas voltas depois, Kubica parou e voltou na frente de Barrichello.

Enquanto isso, Kobayashi se tornava a grata atenção da prova. Foi ultrapassado por Button na volta 24, no fim da reta, mas o japa da Toyota deu o xis no S do Senna. Na volta seguinte, Button efetuou a ultrapassagem, ainda que com dificuldade.

Depois foi Nakajima quem se assanhou para cima do compatriota, no mesmo setor da pista. Nakajima parecia ultrapassar por dentro, mas Kobayashi esticou a frenagem da curva, emparelhou e se manteve à frente.

A volta 26 viu Webber parar e voltar tranquilo em primeiro. Três giros depois, Button ia aos pits para retornar em décimo. O segundo passou a ser o fenomenal Kobayashi, que parou na 31.

Aí, ao sair dos pits, Kobayashi se pôs bem à frente de Nakajima, que embutiu para ultrapassá-lo. Kobayashi, envolto no manto do heroísmo de National Kid, fechou a porta e lá ia Nakajima encontrar a roda traseira esquerda, quebrar a asa dianteira e deslizar até a curva do Lago, dando na barreira de pneus.

Button, então, passou ao nono lugar e logo foi oitavo ao superar agressivamente Sébastien Buemi na freada da reta principal. Aquele resultado momentâneo, com Barrichello em quarto — atrás de Webber, Vettel (que não havia parado) e Kubica — passava a dar o título ao inglês.

Barrichello passou a não ter bom rendimento. Começou a ser acossado por Hamilton, que não chegou a tentar ultrapassá-lo efetivamente. Isso durou até a volta 42, quando Lewis voltou aos pits. Rubens passou ao segundo posto com a parada de Kubica. Mas nada mostrava que o brasileiro pudesse brigar por coisa melhor. Sua segunda ida aos boxes se deu no giro 50.

Com os pneus macios, Barrichello passou a ser o mais rápido da pista. Só que não adiantava mais; a diferença para Webber e Kubica superava os 15 segundos. Para piorar sua situação, começou uma vibração na roda traseira direita que diminuiu seu ritmo. Hamilton o passou na volta 61, tirando do pódio. A Brawn averiguou que o pneu estava furado. A troca extra se fez necessária. Acabava ali, definitivamente, o sonho do brasileiro, que despencou para oitavo. Na reta, aos poucos, o público começava a deixar as arquibancadas.

Por fim, as paradas nos boxes nos demais, e mais uma aparição de Kobayashi, desta vez superando Fisichella, na freada da. Pena que o japonês, após tudo que fez, terminou em nono. Webber cruzou sem sustos em primeiro, garantido sua segunda vitória na temporada. Kubica e Hamilton foram ao pódio. Button, o quinto, entoou via rádio “We Are The Champions”. 

Agora, resta a Barrichello lutar pelo vice. Que já perdeu momentaneamente. Vettel, com o quarto lugar, tomou o segundo lugar na classificação geral, 74 a 72. E a tarde de domingo em Interlagos terminou totalmente diferente do dia anterior. Com o eco do silêncio.

1

Mark Webber AUS Red Bull Renault

1:32.23.081

71 voltas

2

Robert Kubica POL BMW Sauber

+7.626

3

Lewis Hamilton ING McLaren Mercedes

+18.944

4

Sebastian Vettel ALE Red Bull Renault

+19.652

5

Jenson Button ING Brawn Mercedes

+29.005

6

Kimi Raikkonen FIN Ferrari

+33.340

7

Sébastien Buemi SUI Toro Rosso Ferrari

+35.991

8

Rubens Barrichello BRA Brawn Mercedes

+45.454

9

Heikki Kovalainen FIN McLaren Mercedes

+48.499

10

Kamui Kobayashi JAP Toyota

+1:03.324

11

Giancarlo Fisichella ITA Ferrari

+1:10.665

12

Vitantonio Liuzzi ITA Force India Mercedes

+1:11.388

13

Romain Grosjean FRA Renault

+1 volta

14

Jaime Alguersuari ESP Toro Rosso Ferrari

+1 volta

Não completaram

Volta/motivo

Kazuki Nakajima JAP Williams Toyota

31/acidente

Nico Rosberg ALE Williams Toyota

28/abandono

Nick Heidfeld ALE BMW Sauber

22/abandono

Adrian Sutil ALE Force India Mercedes

1/acidente

Jarno Trulli ITA Toyota

1/acidente

Fernando Alonso ESP Renault

1/acidente






Comments are Closed