Main Menu

Esporte em Itaperuna é nota 10

O Sr. Helson Novaes, 81 anos, freqüenta as aulas de condicionamento físico há cinco anos
O Sr. Helson Novaes, 81 anos, freqüenta as aulas de condicionamento físico há cinco anos

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do município de Itaperuna vem trabalhando continuamente pelo bem-estar da população, proporcionando atividades que buscam melhor qualidade de vida. Dentre as atividades, destacam-se escolinha de futebol masculino e feminino, natação para bebê, natação para adulto, hidroginástica, futsal feminino e masculino, basquete e ginástica para a terceira idade. Todas as atividades são gratuitas e acontecem no ginásio Poliesportivo.

Algumas pessoas celebram as mudanças ocorridas em suas vidas depois de aderirem à prática esportiva. Uma dessas pessoas é o Sr. Helson Novaes, 81 anos, que há cinco anos freqüenta as aulas de condicionamento físico, que inclui caminhada, exercícios aeróbicos, localizados e de força muscular. O aposentado participa das aulas de segunda a sexta e não admite faltar nem um dia sequer. Novaes revela que antes de iniciar as aulas estava sempre cansado e desanimado. “Depois que comecei a freqüentar as aulas, consegui controlar a pressão arterial e estou sempre disposto”, diz.

Durante esses cinco anos de treinamento, ele já recebeu 15 medalhas de honra ao mérito pelas competições que participou. O aposentado ainda mencionou o fato de ter realizado novas amizades. “Estou satisfeito com as amizades que fiz. É muito bom esse convívio, essa troca de experiência”, afirma. Por ser um exemplo de vida, o Sr. Helson recebe constantemente convites de escolas para realizar palestras.  Segundo o instrutor Fernando Pinheiro o Sr. Helson é um exemplo de vida. “Ele é um aluno dedicado. Não falta às aulas e quando coloca na cabeça que quer ganhar, ele ganha mesmo. Muitas vezes é preciso pedir para que ele pegue mais leve um pouco. Ele é um incentivo para mostrar que a terceira idade precisa ter essa qualidade de vida, isso ajuda na sua auto-estima”.

Outro aluno que teve a possibilidade de melhorar a qualidade de vida foi César Simões, 53 anos. Ele sofria com excesso de peso, hipertensão, diabetes e através das atividades físicas conseguiu controlar significantemente esses males. Simões perdeu aproximadamente 10 kg, o quê contribuiu para aumentar sua auto-estima. “Antes eu me sentia mais cansado. Tinha dificuldade de acompanhar os exercícios por causa da obesidade e do sedentarismo em que eu vivia. Hoje, tenho mais disposição. Melhorei minha vida pessoal e minha auto-estima também”, diz Simões.

A equipe de atletismo de Itaperuna tem se destacado em algumas competições
A equipe de atletismo de Itaperuna tem se destacado em algumas competições

De acordo com César, o ambiente e a amizade com os professores são bastante estimulante, contribuindo para que os alunos se sintam à vontade e tenham sempre vontade de realizar atividades físicas regularmente.  “Isso já faz parte da minha vida, o dia que eu não faço minha atividade, sinto muita falta. Uma vez por mês, nos reunimos em uma confraternização, onde temos a possibilidade de dançar, conversar, brincar e nos divertir muito. É um momento de muita descontração”, finaliza Simões.

Atletismo também é nota 10 – A equipe de atletismo de Itaperuna tem se destacado em algumas competições regionais e nacionais. São aproximadamente 15 corredores que treinam todos os dias no ginásio Poliesportivo, sob a orientação de professores qualificados.

Joel Tavares, 62 anos, treina com a equipe desde 2005 e já participou de duas maratonas de 45 km, três São Silvestre, duas Pampulhas, entre outras. “Sempre volto das competições com medalhas. Não sei o quê é dor e tive 100% de melhora na saúde”, diz Tavares.

Já Wanderley Souza, corredor de 57 anos, diz que “para nós, atletas, a disponibilidade desse espaço e das atividades físicas é o melhor investimento do Governo Municipal, pois previne problemas de saúde e promove qualidade de vida à população.”

Para César Simões, o ambiente e a amizade com os professores são bastante estimulante
Para César Simões, o ambiente e a amizade com os professores são bastante estimulante

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer informa a empresas e patrocinadores em potencial, que há possibilidade de estamparem suas marcas nos uniformes dos atletas, que competem em vários lugares do Brasil. Já aqueles que desejaram participar das atividades físicas no ginásio Poliesportivo, procure a Secretaria de Esporte levando os seguintes documentos: xerox da carteira de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de residência, duas fotos 3/4, declaração escolar (para os estudantes) e atestado médico. Os horários são de segunda a sexta, das 7h às 9h e das 16h às 20h.






Comments are Closed