Main Menu

Prefeitura envia relação de contratados para Câmara de Vereadores e com nome de gente que nem está trabalhando em Itaperuna

 
 

Na última segunda-feira (11/11) o presidente da Câmara de vereadores de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, Alexandre Pereira da Silva, o Alexandre da Auto Escola (PP), apresentou uma lista com nomes de pessoas que teriam sido convocadas pela Prefeitura na relação dos aprovados do Concurso de 2012. No entanto a divulgação gerou uma grande revolta entre os concursados, pois a mesma não foi uma convocação de efetivos e sim para assumirem emprego temporário com prazo definido.

Segundo o relatório apresentado pelo vereador, a relação foi enviada pela Secretaria Municipal de Administração, e informa que cerca de 528 candidatos foram chamados.

“Nós solicitamos à Secretaria Municipal de Administração essa relação e fomos prontamente atendidos. É importante mantermos total transparência em relação às ações do município. A população de Itaperuna pode ter certeza que esta Casa está acompanhando todos os trâmites burocráticos referentes a esta questão”, esclarece Alexandre da Auto Escola.

Apesar da transparência exigida, a relação apresentada causou um reboliço junto aos que estão na expectativa de serem chamados, pois não está de acordo com a relação dos aprovados e nem de acordo com os editais publicados no Site Oficial da Prefeitura.

A revolta ainda foi maior, pois existem nomes que não estão na lista e outros que estão relacionados e nem estão trabalhando em Itaperuna. Uma pessoa que trabalha junto ao Departamento de Odontologia ficou ainda mais revoltada, pois encontrou o nome de uma dentista que mora em São Fidélis e que não está trabalhando.

“Segundo informações foi um vereador que conseguiu que uma pessoa que é de Itaperuna e está em São Fidélis assumisse o lugar dela aqui e que ela continuasse lá no lugar desta pessoa que é funcionária da Prefeitura daquele município”, disse a funcionária do Setor de odontologia.

O presidente da Câmara foi perguntado sobre a situação e informou que a relação foi encaminhada pela Prefeitura, mas que “estará entrando em com o setor que encaminhou a documentação para que respondam as dúvidas sobre estas contradições nas informações”.

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) informou no dia 29 de outubro que não há qualquer recomendação ou determinação daquele órgão proibindo a convocação dos aprovados no concurso público de 2012 pela Prefeitura de Itaperuna (PMI). Na nota o TCE-RJ ainda informa que está aguardando da PMI que atenda a uma série de exigências. Entre elas, o envio de documento sobre o impacto orçamentário decorrente de novos gastos com pessoal, mas que isso não impede a convocação.

O processo de homologação do Concurso Público de Itaperuna foi votado em plenário do TCE-RJ por duas vezes, em 04 de abril e em 17 de outubro, porém a PMI não encaminhou, como deveria ter feito, os documentos de maneira correta, o que está causando o atraso no curso processual.

Entre a solicitação, o órgão também quer, a lista dos aprovados o que deveria ter sido encaminhado 15 dias depois da homologação como determina o Art 7º da Deliberação 196/86 do TCE-RJ.

“O órgão ou entidade responsável encaminhará ao Tribunal de Contas a relação dos candidatos aprovados, com a respectiva classificação, no prazo de 15 (quinze) dias, após publicada a homologação do concurso, para fins de controle dos atos de admissão de pessoal.”

Como este prazo caiu em janeiro de 2013, quem deveria ter enviado tal lista é o atual governo municipal. No entanto o fez sem a devida documentação exigida em lei. Esta exigência é somente para o acompanhamento daquele colegiado da ordem de chamada para a facilitação no exame de admissão de cada cargo quando da convocação.

A PMI divulgou uma Nota Oficial no dia 25/10, após a votação do TCE em 17 de outubro, na qual diz que a “administração municipal está tomando todas providências necessárias para que sejam regularizadas as pendências apontadas e para que em breve possa iniciar a efetivação dos aprovados”, no entanto esta condição para a convocação foi contrariada pela declaração do TCE-RJ desta terça-feira (29/10) na qual informa que aquele órgão não está proibindo a convocação dos aprovados.

As exigências a serem cumpridas são:

• Envie documento comprobatório de que a minuta de edição de projeto de lei acerca da participação de pessoas portadoras de necessidades especiais em concursos no Município de Itaperuna teve aceitação pela Câmara de Vereadores.

• Encaminhe uma nova planilha retificada, que contemple todos os cargos arrolados no Edital do Concurso nº 01/2012 (níveis superior, médio e fundamental), discriminando, por função, suas correlatas leis e número de vagas criadas, assim como seus quantitativos atualmente preenchidos e ociosos ou, ratifique a planilha já enviada.

• Com fundamento nas vagas ofertadas, apresente uma estimativa no impacto orçamentário do Poder Executivo Municipal frente à Receita Corrente Líquida ao assumir novos gastos com pessoal, provenientes deste pleito.

• Informe se o município possui dotação orçamentária suficiente para atender às projeções das despesas de pessoal com o advento do novo concurso.

• Ratifique se houve autorização específica e devida previsão na lei de diretrizes orçamentárias para dar suporte à convocação dos novos concursados a partir de janeiro de 2013.

• Remeta todos os atos de admissão oriundos do pleito em voga, porventura editados, para fins de registro.

• Remeta os demais elementos atinentes ao certame (homologação, lista de classificação final e atos de admissão dos aprovados), previstos nos artigos 7º e 8º da Deliberação TCE-RJ nº 196/96

• Quando do envio dos atos admissionais dos aprovados ao TCE encaminhe, por meio magnético, em Programa Excel, Quadro Analítico relativo aos procedimentos admissionais decorrentes do EDITAL 01/2012, com informações sobre os todos candidatos aprovados, bem ainda dos atos concernentes as situações administrativas de cada concorrente devendo ser apresentado nos seguintes termos: Classificação Final / Nome do Candidato / Nota Final / Nomeação ou Desistência ou Exoneração.

(*) Por Marcos Vinicio Dias Ribeiro

Leia notícias anteriores sobre o Concurso Público de Itaperuna

TCE-RJ informa que Prefeitura de Itaperuna não está impedida de convocar concursados

TCE-RJ solicita da Prefeitura de Itaperuna a imediata expedição da admissão dos aprovados em Concurso Público

TCE-RJ notifica ex-prefeito e comunica ao atual sobre Concurso Público de Itaperuna

Concursados aprovados querem ser chamados e fazem manifestação na Câmara de Itaperuna

Falta de funcionários concursados tem deixado trânsito em Itaperuna caótico e inseguro

Promotoria propõe ação para obrigar Prefeitura de Itaperuna a convocar aprovados em concurso público

Ministério Público e secretários falam sobre o Concurso Público da Prefeitura de Itaperuna

Prefeitura de Itaperuna divulga relação de convocados por determinação do Ministério Público

Prefeito de Itaperuna informa que todos aprovados dentro das vagas serão chamados e efetivados

Concursados de Itaperuna insatisfeitos prometem ir à Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (25/02)

Processo do Concurso Público de Itaperuna avança no TCE com indicações pela validação

TCE transforma Decreto de Homologação do Concurso Público de Itaperuna em Processo

Documento enviado por Prefeitura de Itaperuna sobre o Concurso ainda não virou processo no TCE-RJ

Concurso: Prefeitura de Itaperuna entra na fase semifinal para convocar concursados

Prefeito de Itaperuna homologa concurso público na frente de concursados aprovados

Aprovados criam página no Facebook para acompanhar atos do concurso da Prefeitura de Itaperuna

Divulgados os gabaritos das provas da Prefeitura de Itaperuna

Inscrições para concurso para Prefeitura de Itaperuna encerram nesta sexta-feira

Prorrogadas inscrições para concurso da Prefeitura de Itaperuna

Prefeitura de Itaperuna abre inscrição para concurso público com 581 vagas

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social









Comments are Closed