Main Menu

Vital Brazil produz vídeos educativos para crianças e adolescentes

VitalEm 2010, o cientista Vital Brazil faria 145 anos se fosse vivo. A data, é claro, não pode passar em branco. Em comemoração ao aniversário de seu fundador, o Instituto Vital Brazil (IVB) produziu uma série de vídeos educativos, destinados a estudantes da rede pública, entre 7 e 17 anos. Resultado de mais de um ano de filmagens, encerradas nesta segunda-feira, 8 de fevereiro, os vídeos educativos serão distribuídos em escolas municipais e estaduais, acompanhados de um manual para professores, contendo explicações de como trabalhar o assunto de forma didática, para faixas etárias distintas.

Quando prontos, além de estarem nas escolas, os vídeos do IVB poderão ser assistidos via internet, pelo site da instituição e pelo YouTube. O roteiro dos filmes é assinado por Mônica Horta, e a locução, pela jornalista Valéria Monteiro. “Os curtas levantam questões importantes, como a incidência de mortes por picadas de cobras no país, por região. Um dos nossos objetivos é resgatar a memória de Vital Brazil, já que suas descobertas tiveram um peso grande não só aqui, mas no exterior”, diz Érico Vital Brazil, neto do cientista e presidente da Casa de Vital Brazil, em Campanha, Minas Gerais.

A previsão é de que até maio aconteça o lançamento dos vídeos. Serão distribuídos 2 mil kits, com 12 vídeos cada. Os custos do projeto devem ficar em torno de R$200 mil, sendo R$90 mil provenientes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (Faperj). O restante da verba virá do próprio IVB e da Secretaria de Estado de Saúde e de Defesa Civil.

Órgão da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, o Instituto Vital Brazil (www.ivb.rj.gov.br) é um dos 18 laboratórios oficiais brasileiros e um dos três fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde, que os distribui por todo o Brasil. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.






Comments are Closed