Main Menu

Petkovic brilha e Flamengo derruba Palmeiras

Petkovic bailou no Palestra e deu vitória ao Flamengo
Petkovic bailou no Palestra e deu vitória ao Flamengo

A invencibilidade do Palmeiras no Estádio Palestra Itália caiu na tarde deste domingo. O líder do Campeonato Brasileiro foi derrotado por 2 a 0 pelo Flamengo, com dois gols do meio-campista Petkovic – um golaço e outro olímpico. O atacante Vágner Love ainda desperdiçou uma cobrança de pênalti no fim. Com o resultado negativo, o time do técnico Muricy Ramalho agora vê sua vantagem para o segundo colocado cair de cinco para quatro pontos.

O Palmeiras, que se mantém na ponta da tabela com 54 pontos, tem quatro a mais que o Atlético-MG, agora vice-líder. A equipe paulista volta a campo na quarta-feira, contra o Santo André, no Bruno José Daniel. Já o Fla, na quinta colocação, com 48 pontos, chega ao clássico contra o Botafogo, no domingo, com a marca de nove rodadas consecutivas de invencibilidade.

O time paulista contou com quatro retornos neste domingo: o meio-campista Diego Souza e o lateral esquerdo Pablo Armero, que voltam depois da disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo, além do volante Edmílson e do atacante Vágner Love, que cumpriram suspensão na rodada anterior. No Flamengo, o principal reforço foi Adriano, que servia a seleção brasileira.

O jogo começou em ritmo acelerado. Aproveitando-se do fato de o Flamengo jogar com apenas Adriano na frente, o Palmeiras foi para cima do adversário logo de cara. Com dois minutos de bola rolando, o zagueiro Danilo fez um longo lançamento da defesa em direção à área. No bico esquerdo da pequena área, Diego Souza subiu livre e cabeceou pelo lado de fora da rede.

A partir daí, os donos da casa tinham dificuldade em furar a marcação rubro-negra. Com isso, antes da metade do primeiro tempo o Palmeiras já havia arriscado três chutes de longa distância, duas delas com o volante Souza. Já o Flamengo apostava na velocidade pelas laterais e na individualidade de seus jogadores, que começaram a dar trabalho aos zagueiros palmeirenses.

Com 24 minutos de partida, os cariocas chegaram ao gol. O veterano meio-campista Petkovic começou a jogada na ponta esquerda. Em uma rápida tabela, ele conseguiu invadir a área e, depois de driblar Edmílson e Danilo, colocou a bola no ângulo esquerdo do goleiro Marcos, que nada pôde fazer. Um golaço do camisa 43 rubro-negro, que vibrou muito junto aos torcedores.

Mesmo sem envolver o sistema defensivo, o time alviverde tentou responder ainda na primeira metade de jogo. Vágner Love, quando conseguia dominar e proteger bem a bola, assustava o Flamengo. Em uma dessas oportunidades, o atacante entortou a marcação e chutou de pé esquerdo, com força. Bem postado na meta, o goleiro Bruno voou para espalmar a bola para escanteio.

Aos 38 minutos, os flamenguistas contestaram uma marcação da arbitragem. Willians avançou pelo lado direito do ataque e dividiu com o zagueiro Maurício, que caiu no gramado. O volante seguiu a jogada e ficou frente a frente com Marcos, mas o juiz já havia assinalado falta no lance anterior. Dois minutos mais tarde, Adriano chutou de fora da área para fácil defesa.

No retorno do intervalo, o Flamengo manteve-se taticamente mais compacto que o Palmeiras, que se lançava ao ataque de modo desorganizado e contava novamente com chutes de fora da área. Os visitantes chegaram ao segundo gol aos 16 minutos. Petkovic cobrou escanteio pela esquerda. A bola passou entre as pernas de Wendel e entrou direto, sem defesa de Marcos: olímpico.

Aos poucos, a paciência do torcedor palmeirense começou a se esgotar. Ao mesmo tempo em que os flamenguistas gritavam “olé” para o toque de bola de sua equipe, gritos pedindo raça ecoavam do lado verde da arquibancada. Sem poder de criação, o Palmeiras ainda contou com um pênalti aos 41 minutos. Mas Love isolou e desperdiçou a cobrança. Desse modo, o Verdão viu cair sua invencibilidade em casa diante do brilho do veterano Petkovic, o nome do jogo no Palestra Itália.

Ficha técnica:

Palmeiras: Marcos, Wendel, Maurício, Danilo e Armero; Edmílson, Souza (Marquinhos), Cleiton Xavier e Diego Souza; Robert (Ortigoza) e Vagner Love. Técnico: Muricy Ramalho

Flamengo: Bruno; Léo Moura, Aírton, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Toró (Fierro), Willians e Petkovic (Welinton); Zé Roberto (Lenon) e Adriano. Técnico: Andrade

Gols: Petkovic, aos 23 minutos do primeiro tempo e aos 16 do segundo fazendo gol olímpico.

Cartões amarelos: Diego Souza e Edmílson(Palmeiras); Toró, Willians e Ronaldo Angelim (Flamengo). Público pagante: 26.462. Renda: R$ 1.246.776,24.

Estádio: Palestra Itália, em São Paulo (SP). Data: 18/10/2009. Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa DF). Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa PR) e Enio Ferreira de Carvalho (DF).






Comments are Closed